Formar os catequistas

pag 1

No passado fim-de-semana, 24 e 25 de Setembro, o Seminário Scalabrini (Amora) acolheu a primeira sessão do Curso Geral de Catequese da Vigararia do Seixal onde estiveram cerca de trinta catequistas. Uma formação que agora começa e que se prolongará por três anos.

«Formar os catequistas, fornecendo-lhes meios pedagógicos e intelectuais, para que o seu trabalho seja desempenhado com qualidade». É este o principal objectivo do Curso Geral de Catequese que foi apontado pelo Padre Casimiro Henriques, vigário do Seixal e coordenador do curso.

Os dois primeiros anos do curso serão dedicados à parte teórica onde serão aprofundados os conhecimentos relacionados com quatro grandes áreas temáticas: Doutrina, Catequética, Pedagogia e Psicologia. No último ano os catequistas farão o seu estágio, orientados por um catequista habilitado e nomeado pelo Secretariado Diocesano de Catequese.

Ao longo do percurso, a formação estará a cargo de alguns sacerdotes da diocese, sobretudo em Doutrina e Catequética. As áreas da Pedagogia e Psicologia, diz o Padre Casimiro, serão entregues a «profissionais especializados neste ramo, de forma a que estas áreas do curso tenham o máximo de qualidade pedagógica possível».

Apesar de o curso ter aberto apenas para a Vigararia do Seixal, o sacerdote confirmou-nos que Almada, devido à sua proximidade geográfica decidiu associar-se e que também Setúbal marca presença. As paróquias representadas são: Arrentela, Corroios, Miratejo, Fernão Ferro, Pinhal de Frades, Amora, Vale de Milhaços, Cristo Rei, Almada e Anunciada.

Abrir caminhos

O vigário do Seixal considera que a Igreja de hoje «precisa de catequistas conscientes da missão da Igreja e da sua doutrina, de catequistas que na sua missão se configurem totalmente a Jesus». Neste sentido, considera que esta formação para catequistas se reveste de uma importância capital porque aí está a qualidade do ensino catequético.

«Esta é uma aposta que consideramos ganha, pelo simples facto de já estar a decorrer e pelas experiencias anteriores. Na Vigararia do Seixal, nos últimos dois anos tivemos estágios a decorrer saindo deles cerca de dez catequistas, distribuídos pelas Vigararias de Seixal e Caparica», disse ainda o Padre Casimiro.

Sem ter a pretensão que o Curso Geral de Catequese resolva todas as questões que surgem muitas vezes aos catequistas, o sacerdote acredita que este é um curso que «ajuda a abrir caminhos que podem conduzir a cursos mais profundos, como seja a síntese catequética avançada, ou mesmo aos cursos de ciências religiosas». Para além disso, o Padre Casimiro Henriques sugere ainda aos catequistas que frequentem os cursos de iniciação e a Escola da Fé.

Anabela Sousa

04 de Outubro de 2011