Procissão de São João

saojoao

No passado dia 24 de Junho realizou-se na cidade de Almada a procissão em honra do seu padroeiro, São João Baptista. Esta é uma procissão com muita tradição na cidade, e que teve um prólogo no dia anterior, com cortejo de fé desde a Igreja de Santiago até à capela da Ramada. A imagem, depois de «pernoitar» dentro do pequeno templo, voltou ao local onde permanece durante o ano.

O Pe Fernando Belo, pároco de Almada, presidiu a uma caminhada longa, de cerca de duas horas, sob calor muito intenso. «A paróquia tem tentado que a procissão seja uma partilha de fé e de colaboração de uns com os outros». «Todos os anos a procissão tem vindo a melhorar – disse – para se dar uma maior dignidade ao acontecimento». O sacerdote confessou, contudo, que o som ainda é um problema, pois são duas horas de caminhada, e isto ainda não permite que todos os participantes se sintam convidados ao silêncio e oração necessárias.
Para o sacerdote, o santo padroeiro da cidade de Almada pode «ajudar a encaminhar no sentido de deserto e do silêncio, para que neste mundo de barulho consigamos ouvir a consciência». «São João também ensina o que é a humildade, saber envelhecer para dar lugar aos mais novos, saber partilhar com os outros a responsabilidades, saber ser lâmpada sabendo que Cristo é a verdadeira luz».

Bruno Máximo Leite

03 de Julho de 2012