I Encontro Diocesano de Liturgia

maria

Será já no dia 27 de Outubro, sábado, que se realiza o I Encontro Diocesano de Liturgia, com o tema «Maria, Amparo da Fé». A iniciativa, de grande interesse formativo para todas as comunidades, acontece como a primeira grande atividade integrada no Ano da Fé, e é organizada pela Comissão Diocesana de Liturgia e Música Sacra.

Todo o programa, excetuando a Eucaristia, decorrerá no Externato “Casa de Santa Ana”, na Estrada dos Ciprestes, n.º 17, 2900-319 Setúbal, de fácil acesso para quem vem de comboio da Fertagus, pois o colégio situa-se em frente à estação. Existem também parques de estacionamento junto do colégio para quem venha de transporte próprio.
O programa tem início às 9h, com o acolhimento, seguindo-se às 9.30h o ensaio de cânticos para a Eucaristia. Às 10.15h a Conferência de Fundo, com o título do tema: «Maria, amparo da fé», pelo Cónego Luís Manuel Pereira da Silva, do Patriarcado de Lisboa. Às 12h tem lugar a Eucaristia na Sé de Setúbal, presidida por D. Gilberto dos Reis.
O almoço será por volta das 13.30h, e uma hora mais tarde retomam-se os trabalhos com o ensaio para as Vésperas. Às 15h, surge a chamada Escola de Ministérios, isto é, painéis dirigidos especificamente a pessoas com determinados serviços à Liturgia dentro da comunidade. Decorrem ao mesmo tempo, e cada pessoa, segundo a sua função principal, participará naquela que lhe diz respeito, de modo a obter uma formação mais prática sobre determinados aspetos.
Assim, para os Ministros Ordenados, e com o tema “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra”, conduzirá a formação o Pe. Joaquim Ganhão, da Diocese de Santarém. Para os Diretores de coros, cantores, salmistas e instrumentistas, com o mote “A minha alma glorifica o Senhor”, será formador Alberto Medina de Seiça, Diretor do Coro da Catedral da Diocese de Coimbra. Os leitores terão consigo o Pe. Daniel Nascimento, Pároco da Quinta do Conde, que falará para este ministério a partir da passagem “Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração”. Por fim, os acólitos, Ministros extraordinários da Comunhão e Zeladores das igrejas ouvirão o Pe. Daniel Miguel, Pároco de Miratejo/Laranjeiro, a partir do tema “Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser”.
Às 16.30, a encerrar, o canto de Vésperas I do XXX Domingo do Tempo Comum.
A participação no encontro é possível a partir dos 16 anos, sendo que a inscrição é de  5€. Há possibilidade de marcar almoço, mediante inscrição prévia, num valor de 10€, sendo este valor pago no dia.
O procedimento de inscrição é enviar ficha de inscrição devidamente preenchida por correio ou por email, com o valor da inscrição no encontro. O pagamento pode ser efetuado por transferência bancária para o NIB indicado. Neste caso, é preciso enviar comprovativo da inscrição. A inscrição será posteriormente confirmada quando se verificar o respetivo pagamento.
Dados para envio: Igreja de S. Julião, R. Serpa Pinto, 11 , 2900 – 641 Setúbal. Email:musica.sacra.setubal@gmail.com
Mais informações: http://setubaleamusicasacra.blogspot.com/

11 de Setembro de 2012