Sobrevivência das instituições é a maior urgência

azilo

“A urgência das urgências é a promoção da sustentabilidade das instituições. Os recursos são escassos e os desafios são grandes porque temos de fazer mais com menos e não podemos fechar portas”, disse à Ecclesia o Padre Lino Maia.

O responsável, que no passado sábado foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo à frente da CNIS, disse que durante o período pré-eleitoral pôde “constatar no terreno o aumento das dificuldades” das cerca de 2700 instituições associadas.
O dirigente de 64 anos explicou que a sua presidência, até 2014, vai também dar atenção à “promoção dos valores, corresponsabilidade na contratação coletiva, formação, educação, ação social, saúde, desenvolvimento local, voluntariado e descentralização”.
O sacerdote da Diocese do Porto venceu a lista encabeçada pelo padre Arsénio Isidoro, do Patriarcado de Lisboa, naquela que foi a maior participação eleitoral da história da CNIS: das 2100 instituições com direito a voto, 954 expressaram a sua vontade, quando no anterior sufrágio tinham sido seis centenas.
As associações reunidas na CNIS, das quais 41 por cento se referem à Igreja Católica, empregam perto de 200 mil pessoas e servem meio milhão de utentes.

14 de Fevereiro de 2012