Cáritas: Instituição celebrou Semana e Dia Nacional com peditório nacional

20240305-semana-nacional-caritas (2)

O Cardeal D. Américo Aguiar presidiu este domingo à Eucaristia do Dia Nacional Cáritas, na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal.

A Cáritas assinalou entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, a sua Semana Nacional. Com o tema “Cáritas, O Amor que Transforma”, foi uma semana durante a qual se procurou evidenciar a ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda.

Em Portugal a rede Cáritas dá resposta a mais de 120 mil atendimentos e desenvolve um trabalho alargado de proximidade através da implementação de respostas sociais que alcançam todas a áreas de vulnerabilidade da pessoa.

Eucaristia de abertura da Semana Cáritas

A Semana Cáritas 2024 em Setúbal, iniciou no dia 25 de fevereiro, com a Eucaristia presidida pelo Senhor Padre José Raposo, na Igreja Matriz de S. Pedro de Palmela.

Os Equipamentos da Cáritas Diocesana de Setúbal estiveram representados na cerimónia pelos seus colaboradores, onde participaram com a oferenda simbólica de bens alimentares.

“O Grito da terra e o grito do pobres nos ensinamentos do Papa Francisco”

No dia 28 de fevereiro, a Cáritas Diocesana de Setúbal, organizou uma conferência/reflexão subordinada ao tema: “O Grito da terra e o grito dos pobres nos ensinamentos do Papa Francisco”, a cargo do Franciscano Frei Hermínio Araújo (OFM). Este evento teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, a partir das 21H00, e contou também com a presença da Vice-Presidente do município, Carla Guerreiro, entre ouros convidados e colaboradores da Cáritas Diocesana de Setúbal.

Um dos grandes momentos da Semana Cáritas em Setúbal teve lugar na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com a Via Sacra, celebrada no primeiro dia de março. A cerimónia foi presidida pelo Padre Constantino Alves, e com a organização e participação da Cáritas Diocesana de Setúbal bem como dos seus beneficiários.

Este momento ficou marcado pela simplicidade da cerimónia, no entanto, com uma forte mensagem de Paz e Esperança a todos os presentes.

“Melodias & Poesias”

No dia 2 de março, sábado, o evento “Melodias & Poesias entre Música e a Poesia” foi dinamizado entre a Banda de Música GARUM do Projeto Recriar-Se, e o grupo de Expressão artística – O 4° Andar; pertencentes aos ateliers do Centro Social S. Francisco Xavier – Cáritas Diocesana de Setúbal.

Este “encontro”, além de juntar duas áreas que se encaixaram na perfeição, foi uma oportunidade para lançar e divulgar competências trabalhadas pelos participantes do Centro Social S. Francisco Xavier, nos seus ateliers existentes.

Foi uma tarde onde a Música e a Poesia se juntaram, e muitas emoções foram sentidas a quem participou e assistiu.

O Melodias & Poesias teve a participação especial da poetisa da cidade de Setúbal, Ana Acto, que interpretou e cedeu alguns poemas da sua autoria, onde ainda fez mais sentido a ideia e o brilho deste conceito. Este evento aconteceu na Cúria diocesana de Setúbal, às 15H30.

Missa de Encerramento

A Semana Cáritas em Setúbal, encerrou com chave de ouro, num momento muito especial, a Eucaristia na Igreja Paroquial Nossa Senhora da Anunciada – Setúbal no dia 3 de março.

A cerimónia foi presidida por Sua Eminência Reverendíssima, Cardeal Dom Américo Aguiar – Bispo de Setúbal, que salientou o papel fundamental da Cáritas junto dos mais desfavorecidos, quer ao nível local, quer ao nível nacional e internacional.

No final da celebração, sua Eminência, o Cardeal Dom Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, ofereceu ao Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal o solidéu que estava a usar, como forma de agradecimento de toda a atividade da Cáritas Diocesana de Setúbal, gesto que muito nos honra e agradecemos.

A cerimónia foi transmitida em direto pela Rádio Renascença.

Cáritas Diocesana de Setúbal

Portugal/Cáritas: «Estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão»

Pastoral Social: Diocese de Setúbal celebra Semana Nacional Cáritas com música, poesia e ensinamentos do Papa Francisco

05 de Março de 2024