Catequese: Catequistas em retiro sobre o itinerário diocesano “Peregrino da Esperança”

20240224-catequese-retiro-catequistas (5)

A 24 de fevereiro realizou-se o retiro de catequistas da Diocese de Setúbal, orientado pelo Diácono Nazar Kruk. O programa do dia foi inspirado no itinerário diocesano de Quaresma e Páscoa “Peregrino da Esperança”.

Iniciou com a oração de Laudes presidida pelo Padre Rui Gouveia, diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Infância e Adolescência.

Na primeira pregação, foi proposto pelo diácono refletir e aprofundar o significado e grande valor do tempo da Quaresma. Foi-lhes dito que é um tempo favorável à purificação e reorientação de vida; um tempo em que cada um é convidado a parar e a olhar para si; tempo de conversão, onde a pessoa é chamada a recordar o amor do Pai, de escutar a Palavra de Deus e a perdoar o próximo, pedindo o perdão a Deus das suas culpas.

Após um tempo de Adoração ao Santíssimo Sacramento, decorreu o almoço e a meditação da Paixão de Jesus na oração da Via Sacra.

Na segunda pregação, os participantes meditaram nos Evangelhos de cada domingo da Quaresma, explicando-se que o percurso quaresmal só tem sentido quando nos colocamos à procura de Jesus; nessa procura não basta apenas encontrá-Lo, mas, encontrar-se com Ele pessoalmente. Refletiu-se, igualmente, sobre como este encontro, se verdadeiro, cria a vontade e o desejo de permanecer com e em Jesus e, consequentemente, testemunhá-lo no quotidiano.

O retiro terminou com a celebração da Santa Missa.

Secretariado Diocesano da Catequese de Infância e Adolescência

04 de Março de 2024