Tomada de posse do novo pároco

Nova imagem

O Pe Leonel Neves tomou posse, no passado dia 2 de Setembro, no Afonsoeiro, no concelho de Montijo. A Eucaristia foi presidida por D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, e contou com a presença de muitos amigos e paroquianos do Montijo, onde no último ano o sacerdote desempenhou a função de vigário paroquial.

Neste dia de festa para o Afonsoeiro, quem não marcou presença foi o anterior pároco, Padre Jorge Almeida, pois, de acordo com o prelado, o sacerdote, capelão da Base Area nº 6, já tinha compromissos marcados inadiáveis. «Aproveito para agradecer ao Pe Jorge Almeida o seu trabalho da quasi-paróquia, bem como ao diácono permanente, Evangelino Ribeiro», disse o bispo.
Ainda antes da homília, o novo pároco professou a sua fé diante da sua nova comunidade. O pastor da diocese relembrou depois deste gesto «que a missão do padre é muito grande, pois ensina o povo de Deus a chegar aos céus», numa altura que essa tarefa está mais complicada pois muitas são as pessoas que se esquecem de Deus e «voam baixinho». Nesta tarefa o padre não cumpre a missão sozinho precisando de uma comunidade empenhada que «receba o padre como o enviado de Deus, que é bom Pastor».
O Pe Leonel Neves não escondeu a emoção pelo assumir deste novo trabalho numa localidade que conhece bem, referindo que «o Montijo precisa de duas paróquias autónomas que trabalhem juntas».
Quem vai também ajudar nesta duas comunidades é a Congregação da Apresentação de Maria, que vai desde este mês abrir uma casa na paróquia do Montijo, dando assim um maior estímulo ao trabalho pastoral da localidade.
A comunidade do Afonsoeiro, que preparou um almoço de boas-vindas ao novo padre, referiu através de um porta-voz que «um ato de sucessão paroquial manifesta a vinda de Jesus, um sopro de Espirito do Senhor que dá sem receber, mostrando que a Igreja está viva e que tem uma mensagem a dar ao mundo».

Bruno Máximo Leite

11 de Setembro de 2012