Missa Crismal

Cartão 16gigas 1045

A Sé de Setúbal viveu no passado dia 17 de Abril mais uma Missa Crismal. No dia em que foi instituída a Eucaristia e se celebra o sacerdócio ministerial os padres da diocese uniram-se ao Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, para renovar as suas promessas sacerdotais e benzer os santos óleos.

Mais uma vez as religiosas, os responsáveis de movimentos e obras diocesanas e demais leigos acederam ao convite do prelado e participaram na Missa Crismal, uma celebração onde se destaca a presença da maioria do clero que trabalha no território diocesano. Para além da renovação das promessas sacerdotais, são abençoados pelo bispo os óleos santos que vão ser utilizados durante o ano nas paróquias para os vários sacramentos.

Reino de sacerdotes

O prelado, na sua homília, lembrou que «todos participamos na condição sacerdotal, real e profética deste Jesus que hoje nos apresenta, agradecendo ao Senhor por este reino de sacerdotes». «A condição sacerdotal da Igreja é uma condição de misericórdia de Cristo, que pelo baptismo gerou em nós o seu Filho», disse, acrescentando que é um reino de sacerdotes unindo-nos à multidão de santos que enchem a Igreja e o mundo do encanto do amor de Deus». Para o bispo «ser reino de sacerdotes é condição essencial à vida cristã». «Deste modo, o cristão é sempre sacerdote, quer quando participa na eucaristia, quer quando realiza as suas actividades no mundo», frisou, pois ser reino de sacerdotes é uma honra e um serviço de ser fermento e aí revelar o Amor de Deus a cada ser da criação.

«Graças a Deus por todos vós e pelos gestos sacerdotais. Gestos que na maioria das paróquias são visíveis com a organização de toda a paróquia para ouvir e entender o grito dos pobres, dos desempregados, doentes que vivem a solidão e os que perderam a esperança. Gestos que contribuem para uma missão na sociedade. Apontam caminhos de vida fraterna, esperança e alegria», referiu.

D. Gilberto dos Reis relembrou ainda que no Reino de sacerdotes o desafio é estar no mundo sem ser do mundo, um desafio em estar presente em toda a realidade: família, politica, trabalho, combate à fome e à poluição, na construção da paz. «Trabalhamos para que o cristão se encaixe na sociedade sem que tenha vergonha da sua fé e não deixe a eucaristia dominical e oração diária», disse.

«Escolheu Ele do mundo alguns homens para o sacerdócio. Hoje é um dia de muita alegria pois celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial», relembrou ainda. «Ser padre para edificar este reino é sinal de uma graça maior. Por isso muitos jovens deixam tudo para serem padres. Não têm medo, apesar das tribulações, pois confiam em Cristo», referiu.

O bispo pediu aos padres que apostassem na formação do laicado, para serem alma cristã no mundo, colocando Deus na escuridão deste. «Mais do que ontem o padre tem que dedicar tempo ao leigo, especialmente aos jovens e casais mais jovens», alertou.

Bruno Máximo Leite

28 de Abril de 2014