Escuteiros dinamizam evento cultural

IMG_9139

A IX edição das «Tasquinhas e Burricadas» em Cacilhas, realizou-se no passado Domingo, dia 28 de setembro. Um evento organizado pelo Agrupamento de Escuteiros 510 que dinamiza a zona pedonal do centro histórico da freguesia, relembrando tradições do final do século XIX. Rui Rafael é o Chefe de Agrupamento e conta-nos como nasceu este evento, que é já uma marca cultural no concelho de Almada.

«A organização das ‘Tasquinhas e Burricadas’ – explica Rui Rafael – nasceu de uma necessidade de angariação de fundos para as nossas atividades, sendo uma ideia do Chefe de Agrupamento da altura e atual Chefe de Agrupamento adjunto, o Rui Ferraz. Ele lembrou-se de retomar uma prática antiga de Cacilhas para poder dinamizar a nossa rua principal e relembrar o tempo em que as pessoas vinham passear de Lisboa para a margem sul e aí tinham burros para se deslocarem».

Foi assim que, mantendo a tradição dos passeios de burro ao longo de todo o dia, adicionando bancas de venda de doces regionais e bebidas, música popular, arruadas, danças e cantares tradicionais, a que juntaram uma corrida de burros, o 510 Cacilhas, conseguiu reunir condições para o sucesso da iniciativa.

«Só não se realizou no ano em que as obras para a pedonalização da rua Cândido dos Reis o impediram – sublinha Rui – mas, uma vez que somos sempre deficitários em relação a fundos, fomos mantendo o evento que hoje em dia já figura nos calendários das atividades locais e regionais como sendo um evento diferente e há sempre gente a questionar-nos quando será a próxima edição».

Este ano, para além dos passeios de burro para as crianças, das atuações musicais e das tasquinhas, o evento teve a presença de mais artesãos a animar a rua com os seus produtos, mais comércio aberto, especialmente restaurantes e acima de tudo mais gente, vendo-se inclusivamente muitos turistas. «Nesse aspeto – destaca o Chefe – a pedonalizacao da rua foi uma mais-valia para todos, sendo que neste momento é uma zona que está de facto na moda como local de excelente gastronomia, animação e passeio».

Dignificar a imagem da Igreja

Ainda que não se possa afirmar que é um evento que mostra, claramente e de uma forma direta, a presença da Igreja nas ruas, há uma afirmação clara que se trata de um evento organizado e dinamizado por um Agrupamento de Escuteiros Católicos. Diz o Chefe de Agrupamento: «Nós estamos muito bem enraizados na comunidade quer paroquial, quer local, pelo que quem nos vê, vê-nos como escuteiros católicos que se afirmam pela postura, pelo saber estar e por terem sempre uma atuação que tenta dignificar a imagem da Igreja, ainda que possamos ter falhas».

Com um balanço positivo de um dia que atraiu à zona história de Cacilhas muitas famílias com crianças, Rui Rafael garante que o sucesso desta iniciativa, desde a primeira hora, só é possível devido à parceria existente entre o Agrupamento, o poder autárquico e o comércio local.

Com a data comemorativa dos dez anos de «Tasquinhas e Burricadas» a aproximar-se, Rui diz que existirão, certamente, diferenças. «Em primeiro lugar na data, uma vez que o grande objetivo para este ano escuta é a peregrinação a Roma, que teve de ser adiada por um ano, face aos constrangimentos económicos das nossas famílias, e que se perspetiva para a primeira semana de Outubro de 2015. Além disso uma década é um marco e queremos comemorar de uma forma especial, com algo diferente, algo que marque essa edição, daí o slogan que lançámos: «Cacilhas é a Alma de Almada’».

Anabela Sousa

06 de Outubro de 2014