A Família em reflexão

jornadas pastorail juvenil2014

No passado fim-de-semana, nos dias 20 e 21 de setembro, realizaram-se em Fátima as Jornadas Missionárias e as III Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil. Uma iniciativa conjunta das Obras Missionárias Pontifícias e do Departamento Nacional da Juventude que congregou cerca de trezentos participantes para refletir sobre o tema «Família, um projeto».

Com o Sínodo dos Bispos sobre a Família à porta, diz a organização destas Jornadas em comunicado, que se sentiu chamada a «fazer um caminho de discernimento para procurar encontrar os meios pastorais que ajudem as famílias a enfrentar os desafios atuais com a luz e a força do Evangelho».

Assim, com um alargado leque de convidados de áreas diversas e transversais, desde a psicologia, à educação, comunicação e teologia, foram muitos os temas alvo de reflexão. Entre eles: as situações difíceis das uniões de facto e dos recasados, jovens e namoro-descoberta vocacional; família e voluntariado missionário, abertura à vida-natalidade, fecundidade, trabalho, desafios sociais e políticas familiares, sem esquecer o Evangelho e a missão da família.

Entre as principais conclusões, salientam-se os desafios que ficam às famílias cristãs que são chamadas a ser «santuário de vida» e a dar testemunho disso no meio do mundo, sendo lugar de amor e de alegria, guardiã da dignidade humana e da esperança do amanhã. Por outro lado, ficam ainda desafios aos responsáveis pelas decisões sociais e políticas, chamados a apostar na renovação das gerações futuras e criar condições estáveis para que as pessoas cresçam e se desenvolvam num ambiente saudável.

Setúbal presente e atento aos desafios

Da Diocese de Setúbal marcaram presença alguns elementos da equipa diocesana da Pastoral da Juventude e uma jovem missionária do grupo Jovens Sem Fronteiras, da paróquia de Santa Maria do Barreiro.

Inês Baptista, membro da equipa diocesana, disse-nos que estas Jornadas foram muito oportunas para refletir sobre a família enquanto projeto: «a atual situação social, complexa e individualista, é terra de missão para os jovens que alicerçados em Cristo são a esperança das futuras famílias e da Igreja, família das famílias». Por outro lado, sublinha ainda, «os jovens são já presente e não apenas futuro, e as missões, como sublinha o Santo Padre, devem ser indissociáveis da vida de todo o cristão, que é discípulo missionário».

Também Sara Pereiros, da equipa diocesana, e que participou pela primeira vez nestas Jornadas Nacionais, salientou: «estas jornadas deixaram em mim a urgência de agir, de mostrar no mundo, com o nosso testemunho de vida, aquilo que é e deve ser sempre uma família: um projeto de amor que só cresce e se edifica quando tem Jesus como alicerce».

Já Inês Santos, do Barreiro, destacou que estas Jornadas conjuntas são «um momento de excelência» na formação de um Jovem Sem Fronteiras: «Sendo uma das preocupações atuais do Papa Francisco, estas jornadas foram um momento de reflexão sobre a Família e os seus desafios no contexto da evangelização. Refletiu-se sobre as famílias no passado e as transformações que estas sofreram e a necessidade de colocar em prática os valores da Família de Nazaré».

Anabela Sousa

29 de Setembro de 2014