Um serão na Sé

DSC_0658

No passado dia 5 de maio, na Sé, em Setúbal, decorreu a VI conferência «Com arte e com alma: Serões com o nosso Património». Um encontro que se pautou pelo conhecimento da Igreja de Santa Maria, com destaque para a sua imagem da Virgem do Leite e pela atuação musical do INov’Arte Camerata Vocal.

Mais de uma centena de pessoas deslocou-se à Sé Catedral para assistir a mais uma conferência organizada pela Comissão Diocesana de Arte Sacra. O grupo musical com direção de Miguel ngelo Conceição e ao órgão com António Laertes, começou por mostrar a sua arte com o tema «Locus Iste» de Anton Bruckner.

O primeiro orador foi José Silva, doutorado em História da Arte, que falou da Igreja e da Paróquia de Santa Maria da Graça de Setúbal. O professor começou por referir que a Igreja foi a primeira na cidade, do Séc XIII.

Fazendo um enquadramento histórico da localidade o orador referiu que o templo original era um pouco mais pequeno. «No Séc. XVI o Rei D. Manuel reedifica as Igrejas de Santa Maria e São Julião», disse. O templo que tem uma arquitetura militar, tendo uma fachada impositiva «com grande hostilidade, frieza, mas delicadeza». «Uma pureza de rigor com as medidas a serem respeitadas, mostrando uma conceção de despojamento», referiu.

Em relação ao interior da Sé o historiador referiu o sentido de caminhar até à Capela-mor, como sinal de peregrinação na terra por parte dos cristãos. O orador destacou ainda o altar-mor de estilo barroco. «O brilho da luz, numa obra de talha dourada de José Rodrigues, que demorou cinco anos a esculpir, e com Vicente Nunes a ornamentar», disse.

«A Igreja de Santa Maria teve e tem um papel único na história de Setúbal primeiro por ser Matriz depois por ser Catedral em 1975», concluiu.

A professora de História de Arte, Maria João Carvalho, falou aos presentes de uma desconhecida imagem da Virgem com o Menino existente na Catedral de Setúbal. A oradora explicou a origem da imagem tipo da Virgem do Leite ao longo dos tempos desde, mostrando a importância da representação da maternidade e da alimentação da criança.

Presente neste encontro esteve o Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, que agradeceu o trabalho da Comissão nestas iniciativas e referiu a necessidade de conhecer as Igrejas e a arte.

BML

12 de Maio de 2015