Secundária D. Manuel Martins assinala “Dia da Escola”

20200123-secundaria-d-manuel-martins-dia-da-escola-1-banner

A 20 de janeiro, o primeiro bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, teria celebrado 93 anos de vida. Na Escola Secundária da qual é patrono, celebra-se o “Dia da Escola”.

Leia o testemunho da professora Isabel Gomes, docente do estabelecimento de ensino:

“É com emoção que escrevo sobre o dia da escola, não apenas pelo facto de ser o “tal dia”, mas pela incidência particular de ser “um” 20 de janeiro. Também li as notícias e elas falavam de Fellini e, no meu coração, até houve um espaço especial para os amigos aniversariantes. Não li uma única notícia sobre D. Manuel Martins. Estamos a falar do homem que durante 23 anos denunciou a fome e o desemprego, a vida votada ao desprezo institucional e à miséria nas recônditas periferias fabris da península de Setúbal. Estou revoltada por tal omissão? A minha resposta é negativa. Essa “não notícia” está a ser celebrada, lá no céu, pelo nosso bispo – D. Manuel Martins tinha um poderoso sentido de humor – acompanhado, cá “em baixo”, pela nossa comunidade escolar e pelo espírito de solidariedade, acolhimento e justiça de todos aqueles que abraçaram o bispo e as suas causas e permaneceram fiéis ao homem e aos laços de amizade.  E esta escola foi inevitavelmente uma dessas causas. A escola que por ele foi abraçada, lá nos contentores dos quatro caminhos, deslocou-se para a atual localização, tal como revimos na referência aos 25 anos de escola em 2007 (Documentário, “A luta pela Dignidade”), durante a sessão comemorativa do seu nascimento no passado dia 20 de janeiro, preservando intacta a sua natural e prévia condição de…coerentemente periférica.

Sucintamente, no dia 20 de janeiro de 2020, a partir das 8h25, a escola institucional parou. Não houve aulas, apenas atividades voluntariamente participadas pela comunidade escolar ( ciclo de cinema, Jogos de matemática, Leitura dramatizada de notícias e textos do patrono, por alunos do 7ºA e continuada, na sessão comemorativa, por alunos do 12ºA, Jogo da Glória, campeonato de Khoot, 1º campeonato de Jogo Ouri, apresentações de trabalhos sobre os Direitos Humanos, Peddy Papper, Rota Cicloturística Solidária, debate sobre a problemática da violência doméstica e no namoro, hastear da 18º bandeira Eco-Escolas e, por fim, a Sessão Comemorativa do nascimento do patrono da escola (15h30) que contou com a presença de toda a comunidade escolar e civil local, bem como familiares do patrono,  do presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca (os últimos, presentes nas atividades matinais) e do padre Constantino Alves, responsável pela paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que encerrou as celebrações, com o seu testemunho.

Obrigado a todos! Obrigado D. Manuel Martins!”

I.G.

23 de Janeiro de 2020