comprehensive-camels

Juventude/Vida Consagrada: “Como consagrada sou peregrina” – Irmã Filomena Rocha

20230202-juventude-vida-consagrada-irma-filomena-rocha

O Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal propõe hoje, no Dia do Consagrado, um testemunho da Irmã Filomena Rocha, Franciscana Missionária de Nossa Senhora (FMNS) que está em missão na nossa diocese desde outubro do ano passado.

Leia em seguida:

Termina hoje, dia da Apresentação do Senhor, a semana dedicada à vida consagrada, que convidava a todos os consagrados a serem peregrinos. ‘Peregrinos da Esperança’, tal como Maria que partiu apressadamente trazendo n´Ela e com Ela a esperança. 

Consagrados chamados a ser estes peregrinos que levam e trazem a esperança para este mundo chamado a “escutar com o ouvido do coração”, como nos diz o Papa Francisco. E neste ano, que peregrinamos para a JMJ Lisboa 2023 levamos esta esperança a tantos jovens! Caminhamos com eles, vendo o olhar de esperança que cada um partilha, que cada um vive e sonha. 

Sou a Filomena Rocha, Irmã Franciscana Missionária de Nossa Senhora (FMNS), sou de Vila Nova de Gaia, fiz a profissão temporária em setembro de 2022, estou em missão em Setúbal, desde outubro. 

Iniciei a minha caminhada com as FMNS em 2018, depois de as ter conhecido em 2017 numa peregrinação a pé a Fátima. Nunca tinha contactado com Irmãs, a alegria, a simplicidade o testemunho que foram partilhando comigo e com os outros peregrinos despertaram em mim a questão vocacional: “O que Deus quer de mim?” 

Iniciei então um percurso de acompanhamento e discernimento vocacional e, em 2019, iniciei o Postulantado na Casa de Formação em Gondomar. Em 2020, continuei para o Noviciado sempre escutando a vontade de Deus para o Seu projeto de amor. 

Como jovem consagrada e peregrina, também me sinto interpelada a levantar-me como Maria e a partir apressadamente para partilhar com os jovens de todo o mundo a alegria de Jesus. 

Ir. Filomena Rocha, FMNS 

Partilhe nas redes sociais!
02 de Fevereiro de 2023