Novo pároco dez anos depois

tomada de posse palmela e pragal 2015 732

Depois de dez anos ao serviço da paróquia de Santa Maria e São Pedro de Palmela, o Pe José Maria Furtado deixa o lugar vago para o Pe Luís Martins. Numa cerimónia presidida pelo Administrador Apostólico, D. Gilberto dos Reis, muitos foram aqueles que vieram dar as boas – vindas ao novo prior.

Depois de alguns anos a servir na paróquia de Faralhão e Praias do Sado, o Pe Luís Martins vem continuar o seu trabalho em Palmela. O sacerdote, que vai fazer 72 anos, apresentou-se à comunidade partilhando um pequeno historial da sua caminhada. «Fui frezador e torneiro mecânico, 40 anos de trabalho», referiu, acrescentando que sabe o que é viver sem dias de salários, o drama do desemprego. «Foi através deste trabalho que vivo a vida em Jesus», disse. Apesar da idade o sacerdote refere que se apresenta para «servir a comunidade de Palmela». «Espero estar ao serviço de todos, mas dando prioridade aos fracos, idosos, crianças, desempregados, migrantes e refugiados», adiantou, sublinhando que Palmela tem que ser uma comunidade de irmãos onde todos em comunhão com o bispo, vivam os valores do evangelho.

Década na comunidade

«Dez anos que passaram muito depressa», disse Pe José Maria, que agora parte para a paróquia do Pragal. «O Senhor pede a todos que continuem o trabalho, levando Jesus que nos a ma», referiu. O sacerdote agradeceu o acolhimento durante estes anos e pediu perdão se fez algo de menos bom. «A idade do Pe Luís não importa pois, tem um espirito jovem, esperando um trabalho empenhado», referiu, pedindo à comunidade para apoiar o novo prior.

Quem tomou ainda da palavra foi um representante da comunidade que referiu a alegria de receber um novo sacerdote. «Estamos consigo e em comunhão, pedimos graças a Deus para o saber acolher e levar Jesus a todos», disse. O Pe José Maria também foi lembrado pela década de trabalho na comunidade.

A Eucaristia presidida, pelo prelado, teve os momentos de tomada de posse. A leitura do decreto de posse, a entrega simbólica das chaves da igreja, a ida ao sacrário e pia batismal por parte do novo pároco foram momentos marcantes. D. Gilberto dos Reis pediu ao Pe Luís Martins, que acaba de chegar, que «ajude a comunidade a ser um berço, onde cresçam e nasçam crianças que se encontrem com Jesus». «Uma comunidade que seja imagem da família de Nazaré», referiu. O prelado pediu ainda no final para que o sacerdote conclua a requalificação da Igreja de São João Baptista e que consiga fundar um agrupamento do Corpo Nacional de Escutas, como fez na anterior paróquia.

Bruno Máximo Leite

12 de Outubro de 2015