Convite de D. José Ornelas

Aos Presbíteros, Diáconos e Seminaristas Aos religiosos e religiosas
A todo o povo de Deus da Diocese de Setúbal

Aproxima-se a celebração da Páscoa, o centro da vida litúrgica da Igreja. Para todo o povo de Deus, é um tempo muito rico e intenso de participação nos mistérios centrais da nossa fé. Particularmente no Tríduo Pascal – Quinta, Sexta, Sábado/Domingo – somos todos convidados a unir-nos para celebrar o dom da vida que recebemos do Senhor Jesus, como membros ativos da Igreja.

De modo especial para os presbíteros e diáconos, a Quinta-Feira Santa é um dia especial, em que fazemos memória da última vez que o Senhor se sentou à mesa com os seus mais próximos discípulos e lhes confiou o serviço do seu povo, recomendando-lhes que continuassem a repetir o gesto da partilha do Pão e do vinho, seu Corpo e Sangue, em memória da sua morte e ressurreição.

Neste convite dirigido a todos, gostaria de realçar, por isso, a importância da presença, na celebração da missa crismal dos presbíteros e diáconos, como também dos seminaristas que se preparam para servir deste modo o povo de Deus. Como chamados pelo Senhor, queremos celebrar juntos o dom do serviço que nos foi concedido, em comunhão com o bispo, à volta do altar do Senhor, como expressão de unidade e como testemunho para todo o povo de Deus. Através da nossa presença exprimimos e celebramos a comunhão com o Senhor e a união de todos os membros da nossa Igreja de Setúbal.

A celebração da missa crismal terá lugar na Sé, na Quinta-Feira Santa, às 10:30h. Em seguida, como é hábito, os presbíteros, diáconos e os seminaristas, são muito cordialmente convidados para o almoço que terá lugar na Casa Episcopal.

Desde já desejo, a cada um de vós e aos irmãos e irmãs das vossas comunidades,

Felizes e Abençoadas Festas Pascais!

+ José Ornelas Carvalho

Bispo de Setúbal