Curso para catequistas

Foto - Cátia Mestre

A Paróquia da Baixa da Banheira vai promover um curso destinado aos catequistas que já se encontram a exercer em qualquer paróquia da diocese, e para quem deseja ser catequista e pode encontrar nesta iniciativa um estímulo, em dois fins-de- semana intensivos.

O coordenador geral para a evangelização da Paróquia da Baixa da Banheira informa que no curso de catequistas ao todo vão ser aplicadas 16 horas nos próximos fins-de- semana de 19 e 20 de novembro e, na semana seguinte, a 26 e 27. Aos sábados decorre das 20h30 às 23h30 e aos domingos entre as 14h00 e as 19h00. João Lisboa explica que o curso de iniciação de catequistas vai ser orientado pela equipa do Secretariado Diocesano da Catequese de Setúbal, presidida pelo padre Rui Gouveia que desafiou a paróquia a organizar a formação. Para o responsável existe sempre necessidade de formação que é sentida não só a nível individual, pelo próprio catequista, “mas também a nível das famílias e da comunidade em geral”. “Quanto maior for a preparação e a competência do catequista, tanto melhor porque aprofunda a sua fé e atua no campo da evangelização com mais propriedade e segurança. Também é bom para a obra evangelizadora da Igreja que conta com esta força fundamental na construção da personalidade humana e cristã dos catequizandos e da comunidade”, desenvolve João Lisboa. A paróquia tem dois centros de catequese, na Baixa da Banheira e no Vale da Amoreira que contam com o serviço evangelizador de 66 catequistas para 473 crianças. O coordenador geral para a evangelização adianta que para além dos 10 volumes do itinerário catequético nacional criaram mais um ano que prepara “os jovens para o sacramento do Crisma e a sua inserção responsável e perseverante na comunidade”.  Segundo o responsável desde a chegada dos Franciscanos Capuchinhos à Paróquia da Baixa da Banheira, na década de 70, que a catequese de adultos mereceu “uma atenção muito cuidada e continua”. O CICA – Catequese de Iniciação Cristã de Adultos “é muito procurada” por adultos que pedem o batismo, os outros sacramentos da iniciação e ainda por quem quer “retomar a vida cristã”.

Carlos Borges; Foto: Cátia Mestre

15 de Novembro de 2016