Vida Consagrada/D. José Ornelas: “Em tempo sinodal, os religiosos e religiosas são esta Igreja plural, mestiça, aberta a todos”

20220214-dia-mundia-da-vida-consagrada

No dia 2 de fevereiro, festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, religiosos e religiosas da Diocese celebraram o Dia Mundial da Vida Consagrada. Devido à situação de pandemia, o Secretariado Regional da CIRP de Setúbal preparou uma proposta de encontro on-line, através da plataforma digital Zoom.

Este tempo de oração e de formação dividiu-se em dois grandes momentos:

• Momento celebrativo – assim quisemos unir-nos a toda a Igreja e também apresentar e agradecer a Deus todos e cada um dos consagrados e consagradas, especialmente os que oferecem a vida na nossa diocese.
  • Momento de formação – a ir. Marina Santos, aci, da Comissão Diocesana para o Sínodo falou-nos do tema: “Por uma Vida consagrada sinodal: Comunhão, Participação, Missão”, desafiando-nos e motivando-nos a implicarmos concretamente neste processo sinodal.
  • Momento Deo gratias – de forma muito simples ao redor de um bolo, cada comunidade festejou este dia na certeza de que hoje a vida consagrada continua a ser um dom e um sinal de esperança que testemunha ao nosso mundo a alegria de viver radicalmente como Jesus, ao serviço de Deus e dos outros.

Este encontro fraterno, embora não sendo presencial, conseguiu juntar boa parte das comunidades de vida consagrada na nossa diocese, reflexo dos vários carismas na Igreja, contou também com a presença do D. José Ornelas que como pastor nos ajudou a fazer memória agradecida da nossa vocação. Das suas palavras destacamos:

“A liturgia deste dia fala-nos da vocação e missão de toda a pessoa consagrada. Os grandes ícones da vida Consagrada: Jesus, Maria e José. Cada um a seu jeito são exemplo para nós de servir o projeto de Deus em cada tempo e cada lugar. É isto que a Igreja quer ser, na diversidade dos carismas, ser mãe do mundo inteiro, sem nada possuir.”

Lembrou “Simeão e Ana”, “sinal da vida religiosa fiel”, que são aqueles que “esperam sempre o Messias, em total obediência da fé ao caminho que só Deus sabe. Esperar em oração, dando testemunho e dando graças a Deus por tudo o que somos na Igreja”.

“Em tempo sinodal, os religiosos e religiosas são esta Igreja plural, mestiça, aberta a todos. Levamos esta experiência, criamos uma cultura comum que é a cultura do Evangelho. Que o Senhor nos dê sempre essa alegria e força de segui-lo de O anunciarmos nas nossas comunidades na diversidade do que são”.

Como nos diz o Papa Francisco: “Rezar juntos, uns pelos outros, e trabalhar unidos na caridade, uns com os outros, por este mundo que Deus tanto ama: tal é o caminho mais concreto para a plena unidade”. “A pessoa consagrada é alguém que, ao olhar-se cada dia, diz: Tudo é dom, tudo é graça!”

Secretariado Regional de Setúbal da CIRP (Conferência de Institutos Religiosos de Portugal)

14 de Fevereiro de 2022