JMJ Lisboa 2023: Jovens iniciaram Advento com ação missionária

20201210-faz-missao-fotos

Iniciativa “Faz Missão”, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), envolveu várias paróquias da Diocese de Setúbal com o objetivo de levar esperança e alegria às comunidades.

O convite partiu da organização da JMJ Lisboa 2023 e os jovens responderam ao desafio: cerca de 150 pessoas, de 14 paróquias da nossa Diocese, envolveram-se neste movimento nacional missionário no fim de semana 28 e 29 de novembro.

O “Faz Missão” deu início ao Advento com o propósito de fazer cada jovem olhar para a realidade onde vive e realizar uma missão que fizesse a diferença na comunidade.

Os grupos eram ainda convidados a vestir a camisola com o logótipo oficial da JMJ, registar o momento em fotografia e partilhá-lo nas redes sociais ao longo do fim de semana.

“Cumprindo as normas de saúde e de segurança, os jovens visitaram idosos, animaram as ruas de muitas cidades, ajudaram na organização e acolhimento em comunidades paroquiais, participaram na angariação de fundos… Um sem número de iniciativas que passaram pelas redes sociais ao longo deste dia” refere a organização em nota publicada no sítio oficial da JMJ.

Desafio pessoal em prol da comunidade

Para o Grupo de Jovens “Get Ready”, da Paróquia do Lavradio, este projeto foi “entusiasmante”. Decidiram participar na animação na Eucaristia e distribuir alimentos por várias associações locais.

“Admitimos que para muitos de nós tem sido um desafio pessoal, pelo facto de nos expormos à comunidade, mas achamos que faz tudo parte do processo de crescimento individual e progresso na fé” refere o grupo, acrescentando que os jovens ficaram impressionados pelo facto de alguns bens básicos para pessoas com maior dificuldade podem ter muito valor.

Na Paróquia de Pinhal de Frades, o Grupo de Jovens “IGNIS” desenvolveu uma ação chamada “Natal para todos”, que consiste na recolha de brinquedos usados e doados por leigos para entregar a crianças de famílias desfavorecidas ao longo do Advento.

O jovem Miguel Peixe, do grupo “IGNIS”, comenta que este projeto é uma “tentativa de tornar o Natal das crianças mais carenciadas, das Paróquias de Fernão Ferro e Pinhal de Frades, um pouco mais alegre e sorridente, pois tal como o Papa Francisco nos diz: “o sorriso de uma criança explica o agir de Deus mais do que mil tratados teológicos”.

Para além da recolha, os brinquedos passam por um processo de triagem, desinfeção e embrulho, na visão do grupo “necessário para que a criança, ao receber o presente, sinta a tão emocionante sensação de surpresa do que estará lá dentro”.

Motivados pela fé

Sobre a ação, o grupo de jovens do Lavradio achou esta missão “muito importante” pois puderam “demostrar às pessoas que, mesmo em tempos difíceis temos Deus sempre perto de nós e nós sempre perto dele”.

“Juntos em missão, podemos ajudar o outro e deixar a nossa marca no mundo com muita fé e amor no coração”, concluem.

Os “IGNIS” inspiraram-se nas palavras de Jesus “Em verdade vos digo: Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer” (Mt 25, 45).

“Estas são as palavras que nos tocam e que nos levam a estar em missão para o outro. Ajudam-nos a perceber a necessidade de amar o irmão, pois é amando o outro que amamos a Deus”, conclui o jovem Miguel Peixe.

Grupos participantes [veja a galeria]

10 de Dezembro de 2020