Liberdade Religiosa: “Red Week” será assinalada no Cristo Rei “para combater a indiferença” aos cristãos perseguidos

20231114-fundacao-ais-liberdade-religiosa-red-week (1)

A campanha “Red Week”, em português “Semana Vermelha”, promovida pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) com o intuito de chamar a atenção da opinião pública para a perseguição dos cristãos, terá iniciativas a decorrer no Santuário de Cristo Rei, em Almada, no próximo sábado, 18 de novembro.

Pelas 16 horas será apresentado o “Relatório 2023 – Liberdade Religiosa no Mundo” com a presença do Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar. Pelas 17 horas será celebrada Eucaristia. Às 18 horas, o pedestal do Cristo Rei será iluminado com a cor vermelha, em alusão à “Red Week”.

“Todos os anos, em sintonia com os outros secretariados da instituição em todo o mundo, a Fundação AIS faz iluminar de vermelho alguns monumentos mais significativos como forma de procurar chamar a atenção da opinião pública para o drama da perseguição aos Cristãos e a necessidade de garantir a liberdade religiosa” explica a Fundação AIS em comunicado.

A instituição acrescenta que “centenas de catedrais, igrejas, capelas, monumentos e edifícios públicos de relevo são iluminados com a cor que lembra o sangue dos mártires”, lembrando não só os cristãos perseguidos mas também “os deslocados e refugiados”.

A “Red Week” é uma iniciativa internacional que se realiza em mais de uma dezena de países com intuito de chamar a atenção do mundo para a questão da perseguição aos Cristãos.

Relatório “Liberdade Religiosa no Mundo”

Segundo a organização, nas várias iniciativas previstas, a “Red Week” poderá mobilizar mais de 10 mil pessoas em todo o mundo. Em Portugal, “muitas paróquias vão realizar momentos de oração e em algumas dioceses será divulgado o mais recente relatório da AIS sobre este tema e que foi apresentado oficialmente em junho na Assembleia da República”.

“Este relatório demonstra, sem margem para dúvidas, que a liberdade religiosa é fortemente restringida em 61 dos 196 países do mundo e isso significa uma ameaça direta para 4,9 mil milhões de pessoas. Os cristãos são, de entre todas as comunidades religiosas, a mais perseguida”, explica a diretora da Fundação AIS em Portugal.

O objetivo é, como enuncia Catarina Martins de Bettencourt , “combater a indiferença da sociedade face a este tipo de questões, face a este tipo de realidade”.

“Não podemos estar alheados desta realidade. Essa é também a nossa missão”, acrescenta a responsável.

A Fundação AIS é o secretariado português da organização internacional Aid to the Church in Need (ACN), uma fundação pontifícia que, a pedido do Santo Padre, ajuda os Cristãos onde quer que sejam perseguidos, refugiados ou ameaçados por causa da sua fé.

Fundada no Natal de 1947 pelo Padre Werenfried van Straaten, inspirado na mensagem de Fátima após a Segunda Guerra Mundial, começou por ajudar os milhões de refugiados da Alemanha de Leste que fugiam da ocupação comunista.

Em Portugal, a Fundação AIS começou em 1995, com a abertura de um secretariado em Lisboa e, mais tarde, uma casa em Fátima e em Évora. Conta também com um espaço no Santuário de Cristo Rei, em Almada.

Saiba mais aqui: https://fundacao-ais.pt/redweek/.

Consulte o “Relatório 2023 – Liberdade Religiosa no Mundo” aqui: https://fundacao-ais.pt/informar/observatorio/

JM

14 de Novembro de 2023