comprehensive-camels

“Alegres na Esperança”: Dia Mundial da Juventude será celebrado em Almada com musical e encontro dos jovens com o Bispo de Setúbal

20231114-juventude-dia-mundial-programa (1) - Cópia

“Alegres na Esperança” (cf. Rm 12,12) é o tema que o Papa Francisco nos desafia a viver neste próximo Dia Mundial da Juventude.

Na exortação apostólica pós-sinodal Christus vivit, o Papa Francisco indicava Cristo como «a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo» (n. 1). E por isso, neste pós JMJ Lisboa 2023, queremos aprofundar o significado da esperança e testemunhar alegremente que Cristo está vivo.

Este ano, celebraremos o Dia Mundial da Juventude no próximo dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, na cidade de Almada.

O Departamento da Juventude de Setúbal convida “todos, todos, todos”, de todos os locais da nossa diocese, para JUNTOS celebrarmos e testemunharmos a Alegria de Cristo Vivo.

O encontro terá início no Auditório do Instituto Universitário Egas Moniz, no Monte da Caparica, às 10h00 com um espetáculo de teatro musical apresentado pelo grupo salesiano “Art&Sal”, que vem da Ilha da Madeira para apresentar aos Jovens de Setúbal a história da vida do Papa Francisco.

De seguida, com a força do Espírito Santo, decorrerá uma peregrinação até ao Santuário do Cristo Rei, onde se realizará um conjunto de atividades, o encontro dos jovens com o seu bispo diocesano, Cardeal D. Américo Aguiar, culminando com a celebração da Eucaristia por ele presidida.

O Programa:

  • 08h45: Check-in no Auditório do Instituto Universitário Egas Moniz, Monte da Caparica
  • 09h45: Acolhimento
  • 10h00: Teatro musical “Rise Up” (sobre a vida do Papa Francisco)
  • 11h30: Peregrinação até ao Santuário de Cristo Rei
  • 13h00: Almoço 
  • 14h00: Atividade: “Alegres na Esperança”
  • 14h30: Encontro com o Bispo: “Empreendedores de sonhos”
  • 16h30: Eucaristia presidida pelo Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal

Por uma questão de organização logística, é solicitada uma inscrição através da resposta ao seguinte formulário: http://bit.ly/dmj-setubal

O almoço deverá ser assegurado por cada participante e a inscrição terá um valor sugestivo de 2+ por participante. Esse valor deverá ser apresentado à entrada no momento de check-in.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Mensagem para 38ª Jornada Mundial da Juventude

O Papa renovou os seus elogios à JMJ Lisboa 2023, afirmando que o encontro mundial na capital portuguesa “superou todas as expectativas”.

“Nos dias da pandemia alimentamos, no meio de muitas incertezas, a esperança de que esta grande celebração do encontro com Cristo e com outros jovens se pudesse realizar. Esta esperança concretizou-se e, para mim e muitos de quantos lá estiveram presentes, superou todas as expectativas”, refere Francisco, na sua mensagem para 38.º Dia Mundial da Juventude, que se celebra a nível diocesano, no próximo dia 26 de novembro (Solenidade de Cristo Rei), com o tema ‘Alegres na esperança’, uma passagem da cara de São Paulo aos Romanos (Rm 12, 12)

O texto evoca o encontro a nível mundial, que decorreu de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa no Parque Tejo.

“Como foi lindo o nosso encontro em Lisboa! Uma verdadeira e real experiência de transfiguração, uma explosão de luz e alegria”, escreve o Papa.

A mensagem aponta ao Jubileu dos Jovens, no Ano Santo 2025, com o lema “peregrinos da esperança”.

“Vós, jovens, sois a esperança jubilosa duma Igreja e duma humanidade sempre a caminho. Quero tomar-vos pela mão e, junto convosco, percorrer a senda da esperança. Quero falar convosco das nossas alegrias e esperanças, mas também das tristezas e angústias dos nossos corações e da humanidade que sofre”, pode ler-se.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) refere, em comunicado,  que o texto do Papa “dá início a um ciclo de dois anos de mensagens dirigidas aos jovens, ligadas pelo fio condutor da esperança que é o tema do Jubileu de 2025”.

Francisco sublinha que o momento atual é marcado por “experiências de guerra, violência, bullying e várias formas de mal-estar”, para muitos jovens, alertando para os impactos da “indiferença e o individualismo”.

“Sentem-se como que encerrados numa prisão escura, incapazes de ver os raios do sol. Demonstra-o dramaticamente a elevada taxa de suicídio entre os jovens de vários países”, adverte.

O Papa convida os jovens católicos a ser “parte da resposta de Deus” a este problema, como aconteceu na vida de muitos santos, que “foram testemunhas de esperança mesmo no meio da maldade humana mais cruel”.

“A esperança cristã não é otimismo fácil nem uma panaceia para simplórios: é a certeza, radicada no amor e na fé, de que Deus nunca nos deixa sozinhos e mantém a sua promessa”, precisa.

Francisco destaca que esta esperança é alimentada pela oração e por opções quotidianas.

“Exorto-vos a escolher um estilo de vida baseado na esperança. Dou um exemplo: nas redes sociais, parece mais fácil partilhar notícias más do que notícias de esperança. Assim deixo-vos uma proposta concreta: tentai partilhar cada dia uma palavra de esperança. Tornai-vos semeadores de esperança na vida dos vossos amigos e de quantos vos rodeiam”, apela.

Cinco anos depois da Assembleia Sinodal de 2018, dedicada aos Jovens, o Papa considera que é tempo de fazer um “ponto da situação” e “trabalhar com esperança para a plena implementação daquele Sínodo inesquecível”.

A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional, numa grande cidade; até hoje houve 37 JMJ, com 15 edições internacionais em quatro continentes.

O Vaticano apresentou a 14 de maio de 2021 as novas orientações pastorais para celebrar a JMJ a nível diocesano, desafiando as comunidades católicas a apostar nos jovens.

“É necessário ter a coragem de envolver e confiar papéis ativos aos jovens, tanto aqueles que vêm das diferentes realidades pastorais presentes na diocese quanto aqueles que não pertencem a nenhuma comunidade, grupo de jovens, associação ou movimento”, refere o texto.

Agência Ecclesia

Partilhe nas redes sociais!
14 de Novembro de 2023