Dia Diocesano da Família 2017

20170402_DiaDiocesanoFamília_5

No passado Domingo, dia 02 de abril, celebrou-se o 3º Dia Diocesano da Família, no Santuário do Cristo Rei em Almada. Conferências, ateliers, testemunhos de famílias e até um espetáculo de malabarismo, compuseram o dia que terminou com a catequese quaresmal de D. José Ornelas, e a Eucaristia presidida pelo Prelado.

Durante a manhã, os adultos tiveram a oportunidade de assistir às conferências de Rosa Pich e de “Miguel”, enquanto os mais pequenos brincaram no babysitting ou participaram em ateliers destinados às suas idades.

Rosa, uma mãe de 18 filhos, vinda diretamente de Barcelona e “Miguel”, um diácono chinês, que se está a formar em Roma, mas que com a coragem de quem está em Deus pretende voltar para a China, e aí exercer o seu ministério sacerdotal foram os oradores da manhã. Impressionantes testemunhos dados na primeira pessoa sobre a vivência da Fé na alegria de Jesus, no concreto de vidas exigentes.

O almoço foi um momento de alegre convívio, com conversas, brincadeiras e partilhas.

Testemunhos de famílias

Durante a tarde, uma “mesa redonda” dinamizada pelo Padre Marco Luís, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Setúbal, com perguntas e respostas aos convidados, onde já participou também Paul Ponce, vindo do aeroporto diretamente para o evento.

Generosamente partilharam connosco um pouco das suas vidas e contaram-nos o segredo da coragem e força das suas vivências: fazer Jesus presente em cada dia!

Diziam: “a Fé é mais importante que a própria vida” ou ” todas as manhãs pelas 06:30 participo na Santa Missa” ou “durante 10 anos consagrei a minha futura esposa ao Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria e esperei por ela” ou “todas as noites rezamos em família com todas as crianças de modo muito simples: agradecemos e pedimos perdão…”

Família malabarista

Paul Ponce mostrou, em seguida, porque é considerado um dos melhores malabaristas do mundo e presenteou-nos com uma maravilhosa atuação onde não deixaram de participar, também, os seus 3 filhos mais velhos. Um dos momentos altos do dia, com os mais pequenos a quererem “invadir” o palco!

Enquanto os mais pequenos foram aproveitar mais um pouco do dia para brincar, D. José Ornelas, que se fez presente durante todo o dia nas várias atividades, encerrou o ciclo de catequeses quaresmais com a sua 4ª catequese sob o tema Igreja: Família de Famílias.

“Não queremos uma Igreja fechada”

“Não queremos uma Igreja fechada, nem as nossas igrejas fechadas, de portas cerradas. Compete a nós todos, particularmente àqueles que têm papel de liderança e de coordenação, transmitir esta imagem da própria comunidade, tanto portas adentro como na projeção para fora, no anúncio do Evangelho”, frisou D. José Ornelas.

O dia encerrou com a Santa Missa, presidida pelo Bispo diocesano, diante de um pavilhão repleto, diante de uma grande Família de famílias de todas as idades onde não faltaram bebés, crianças, adultos ou anciãos. Um dia que decerto permanecerá nos corações de todos com muita gratidão pelas inúmeras bênçãos concedidas.

Rezemos pelos convidados. Rezemos pelo nosso Bispo e sacerdotes. Rezemos por todas as famílias. Rezemos pelos bons frutos deste dia no coração de cada um dos presentes, que ficou com a responsabilidade de levar a alegria de fazer parte desta grande Família ao seu mundo, pela coerência do seu viver em Cristo.

Um bem-haja a todos!

Mais fotos, clicando aqui.

Ricardo e Mónica Antunes, Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Setúbal

04 de Abril de 2017