Bispo de Setúbal vai ao encontro dos jovens: Visitas Pastorais são dedicadas à juventude

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, inicia hoje as visitas pastorais às paróquias da Diocese de Setúbal, com especial enfoque na juventude. Um caminho que vai ser percorrido ao longo dos próximos dois, num biénio dedicado aos jovens sob o lema “Partilha-te [em novos caminhos]“.

Ao iniciar este percurso, o Bispo de Setúbal dirige-se aos jovens, pede-lhes que sejam protagonistas da “partilha do Evangelho” dentro e fora da comunidade, e diz-lhes: “Precisamos de vocês. Deus conta convosco para mudar este mundo e vocês não podem dizer que isso não é convosco”.

Neste ano de 2018/2019, D. José Ornelas irá visitas as vigararias de Palmela-Sesimbra, Caparica e Almada, ficando as restantes para o decorrer do próximo ano pastoral.

Nos programas das visitas pastorais, que vão ser acompanhadas pelo Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, incluem-se encontros do Bispo diocesano com os grupos e movimentos juvenis das paróquias, vigílias de oração, workshops e formações, vigílias de oração e Eucaristia de envio e compromisso. D. José Ornelas terá, também, encontros com jovens nas escolas e em diferentes associações juvenis e coletividades.

A primeira paróquia a ser visitada é Sesimbra, de 05 a 10 de novembro, e tem o seguinte programa:

• 05 de novembro – às 12h: Encontro com a Presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra para tomar conhecimento das atividades da Câmara Municipal para os jovens, especialmente as assembleias anuais de jovens; às 21h: Encontro inicial com a comunidade paroquial
  • 07 de novembro – às 12h: Visita à Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra para encontro com os jovens do centro de Atividades de Tempos Livres; às 21h: na Igreja Matriz, vigília de adoração dos jovens e da comunidade.
  • 08 de novembro – às 21h: Workshops dinamizados pelo Departamento da Juventude.
  • 09 de novembro – às 22h: Encontro com os jovens da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra; às 23h: Encontro com os jovens da Banda da Sociedade Musical Sesimbrense.
  • 10 de novembro – às 10h: Encontro com o Agrupamento de Escuteiros 325 Sesimbra; às 11h: Encontro com os jovens da catequese paroquial e com os acólitos; às 16h: Conselho Paroquial de Jovens; às 18h: Eucaristia.

AS

05 de Novembro de 2018