comprehensive-camels

Castelo de Sesimbra – Juventude: Visita Pastoral do Bispo de Setúbal

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, está em visitas pastorais às paróquias da Diocese de Setúbal, com especial enfoque na juventude. Um caminho a ser percorrido em dois anos, entre 2018 e 2020, num biénio dedicado aos jovens sob o lema “Partilha-te [em novos caminhos]“.

De 03 a 09 de dezembro, D. José Ornelas esteve na Paróquia do Castelo de Sesimbra e foi acompanhado, nos diferentes momentos da visita, pelo pároco, Padre Eduardo Nobre. 

O desporto é um gesto de Paz

No Castelo de Sesimbra, a visita do Bispo de Setúbal começou na Associação Cultural e Desportiva da Cotovia, ao encontro dos jovens desportistas que praticam, entre outras modalidades, karaté, taekwondo, ballet e capoeira. 

D. José Ornelas focou a importância do desporto para uma disciplina de vida. “O desporto – assinalou – ajuda-nos a ter uma disciplina e a saber respeitar os adversários. Para que o desporto seja sério temos de combater, mas não somos inimigos daqueles com quem combatemos. O desporto é um gesto de paz”.

No Grupo Desportivo de Alfarim, no Grupo Desportivo União da Azóia, e no Grupo Desportivo de Sesimbra, o Bispo de Setúbal foi ao encontro dos jovens que frequentam a patinagem e o futebol e apelou a que fossem “verdadeiros desportistas” que sabem festejar juntos as vitórias, mas aceitar e respeitar os adversários nas derrotas. “​Ao aprenderem a jogar em equipa – disse D. José Ornelas – aprendem, também, noutras áreas da vida, a colaborarem, em comum, para um mundo melhor”. 

Educação: o trampolim para a vida

Na Escola Básica do Castelo, um grupo de alunos e professores recebeu o Bispo de Setúbal e o pároco. À porta do Natal, o Padre Eduardo Nobre desejou a todos santas festas e convidou os jovens a descobrirem a sua igreja. 

Já D. José Ornelas destacou a importância da educação e deu o seu testemunho de vida: “A escola foi o meu trampolim para a vida. Na escola aprendemos o que é a vida, relacionamo-nos com os nossos colegas e vamos fazendo caminho com eles. Isto é essencial para, no futuro, trabalharmos em conjunto, porque ninguém consegue nada sozinho”. 

O Bispo de Setúbal apelou, ainda, ao cuidado uns dos outros e à preservação do mundo. “Nós devemos ser gente que acarinha e preserva o planeta, em todas as suas dimensões, que cria um mundo para todos”. 

“Gastem o vosso tempo e as vossas palavras com as pessoas”

Mesmo em frente da Igreja da Corredoura, localiza-se a Escola Profissional da Associação Agostinho Roseta. Com sede no Parque das Nações, em Lisboa, tem pólos em oito municípios: Lisboa, Crato, Castelo Branco, Albufeira, Vila Real, Porto, Figueiró dos Vinhos e Sesimbra. É aqui que os jovens estudam Animação de Turismo, Operações Turísticas, Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar. Esta é uma escola que, em diversas ocasiões, tem feito parcerias com o Centro Paroquial do Castelo. 

Aos alunos, o Bispo de Setúbal disse que é importante criar profissionais capacitados para as diferentes áreas: “É muito bom que queiram ser gente profissional, que sabe do seu ofício, mas que, sobretudo é capaz de acolher os outros com humanidade. Sejam gente capaz de aprender e de se superarem nas relações com os outros, e gastem o vosso tempo e as vossas palavras com as pessoas”. 

O Bispo de Setúbal esteve ainda com os jovens do Grupo Bota Big Band e do Grupo Recreativo Escola de Samba Saltaricos do Castelo, onde valorizou a aprendizagem do trabalho em grupo. Pediu-lhes, ainda, que tivessem sempre “a coragem para sair de casa e ir ao encontro de outros para, juntos, se construir um mundo melhor”. 

Ser Luz no mundo e parte ativa de uma Igreja viva, missionária e autêntica

Os jovens da paróquia do Castelo de Sesimbra animaram a Vigília de Oração no âmbito da visita pastoral de D. José Ornelas. Foi o tema da Luz que guiou este momento de oração e os jovens convidaram todos os presentes a partilhar formas de ser Luz no mundo. Houve oportunidade para o sacramento da reconciliação e ainda para colocar questões ao Bispo sobre diversos assuntos.

Nesta ocasião, D. José Ornelas incentivou os jovens a fazerem parte ativa de uma Igreja que sonha, viva, missionária, autêntica. Que dêem o seu contributo para pensar a Igreja em novos caminhos, que sejam a Luz e levem a Luz. 

No momento de formação e partilha, em que os workshops foram dinamizados pelo Departamento da Juventude, houve oportunidade de ouvir e falar sobre caminho de discernimento vocacional em família e na missão, com o casal Rita e Pedro Belo Pires.

Os jovens foram ainda convidados a pensar e partilhar sobre recursos para a pastoral juvenil.

Jovens em permanente busca, em saída

Celebrando a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, D. José Ornelas, na Eucaristia, incentivou todos os jovens a serem como Maria, mulher do mundo novo, a estarem em permanente busca e saída.

Os jovens relembraram os compromissos que foram desafiados a assumir durante esta visita pastoral e receberam das mãos do Bispo uma cruz semelhante à sua, para que sejam, no mundo, testemunhas do Amor de Deus.

A visita pastoral terminou com a realização de um Conselho Paroquial de Jovens na presença do Bispo diocesano. Desta assembleia fizeram parte vários jovens e os responsáveis pela pastoral juvenil local. 

O Conselho teve a oportunidade de reflectir sobre a realidade juvenil da paróquia, estabelecer objetivos para a ação pastoral dos jovens, bem como delinear um plano de ação para alcançar os objetivos definidos.

As conclusões deste, que se pretende ser o primeiro Conselho Paroquial de Jovens, serão posteriormente partilhadas com a comunidade paroquial, na Eucaristia.

AS/Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
17 de Dezembro de 2018