comprehensive-camels

Quinta do Conde – Juventude: Visita Pastoral do Bispo de Setúbal

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, está em visitas pastorais às paróquias da Diocese de Setúbal, com especial enfoque na juventude. Um caminho a ser percorrido em dois anos, entre 2018 e 2020, num biénio dedicado aos jovens sob o lema “Partilha-te [em novos caminhos]“.

De 21 a 27 de janeiro, D. José Ornelas esteve na Paróquia da Quinta do Conde e foi acompanhado, nos diferentes momentos da visita, pelo pároco, Padre José Manuel Abreu. 

Visita à Junta de Freguesia

A visita começou na segunda-feira, dia 21 de janeiro, com um encontro na Junta de Freguesia de Quinta do Conde. Eleitos e funcionários da autarquia reuniram-se para receber o senhor Bispo, que elogiou a evolução demográfica e social da freguesia nas últimas décadas, “em resultado do labor das suas instituições, em especial no que concerne à sua capacidade de afirmarem a semente e o fermento do desenvolvimento e do empenho que colocam na resolução dos problemas das pessoas que nele habitam.”

O prelado diocesano referiu ainda que é importante passar aos jovens “a mensagem de que são eles que têm de assumir o desafio da transformação da sociedade, missão da qual não se podem abster ou demitir, visto que a grande revolução é da mente e da cultura, pois o uso da força não constrói um mundo melhor.”

Visita às escolas

Durante a tarde de segunda-feira, o bispo de Setúbal visitou o Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde, onde esteve com algumas turmas, assistiu a uma representação teatral e teve oportunidade de falar com alguns adolescentes.

Na manhã de quarta-feira, o senhor Bispo de Setúbal visitou o Agrupamento de Escolas da Boa Água e conheceu o projeto educativo, pioneiro em Portugal, desenvolvido ao abrigo do projeto nacional de flexibilização e autonomia curricular. Esteve com crianças e adolescentes, falou com professores e tomou conhecimento de alguns projetos culturais e desportivos que neste estabelecimento de ensino se estão a desenvolver.

O Agrupamento de Escolas Michel Giacometti, estabelecimento de ensino com turmas do ensino secundário, e por isso com mais jovens, recebeu o senhor Bispo na manhã de quinta-feira. Houve diálogo com os jovens mais velhos em colóquio e nas visitas às salas de aula, e um encontro com os professores. Atribuiu aos jovens o papel de “pacificadores” e “empreendedores”, chamando-os à responsabilidade enquanto “protetores do ambiente e construtores do futuro”. Falou também do respeito pelas diferenças culturais e etnias, bem presentes na vila da Quinta do Conde. D. José Ornelas ainda teve a possibilidade de conhecer o Pavilhão Desportivo da Quinta do Conde e a Biblioteca da Escola, onde foi preparado um lanche.

Encontros na Igreja

No serão de segunda-feira, os adultos reuniram-se com D. José Ornelas na Capela de S. Francisco Xavier, da Comunidade do Pinhal do General. Estiveram presentes elementos da catequese, do grupo sócio-caritativo “Encontra A Esperança”, da liturgia, dos grupos corais, dos conselhos económicos e outros responsáveis. Com eles, partilhou e debateu a presença dos jovens na Igreja, referindo que nos dias de hoje muitos jovens “não têm notícia do Evangelho” e que é necessário “que sintam que a Igreja é também a casa deles”.

Na noite de terça-feira, o senhor Bispo teve o primeiro contacto com os jovens da nossa Paróquia: do Grupo de Jovens BIG, do Agrupamento de Escuteiros 718, dos grupos de catequese de preparação para o Crisma e do grupo de acólitos.

Juntos, refletiram sobre o seu papel em Igreja e o valor do Sacramento do Crisma, que alguns haveriam de receber no domingo seguinte. “Aquilo que Deus vos vai dar não é só fruto das vossas conquistas, e dos vossos esforços. Só isso não chega. É necessário o Dom de Deus” afirmou o prelado diocesano.

D. José deixou ainda um repto aos jovens: “Na Igreja, vocês não são hóspedes. Têm um papel importante nesta casa. O pior que podem fazer é dizer que isso não é convosco.” O encontro terminou com um momento de perguntas ao senhor Bispo e recomendações, pedidas pelo próprio, para o futuro da Igreja.

O prelado diocesano também teve oportunidade, na tarde de quarta-feira, de visitar o supermercado social do grupo sócio-caritativo “Encontra A Esperança”. Conheceu o trabalho solidário que este grupo de voluntários realiza e estreitou contacto com alguns utentes que semanalmente beneficiam deste apoio de alimentos.

No sábado, o senhor Bispo almoçou com o Grupo de Jovens BIG, onde tiveram possibilidade de conviver e partilhar a experiência juvenil da Quinta do Conde. O almoço, preparado pelo grupo de oração “Pedra Viva”, foi servido na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Esperança.

Já no sábado, o senhor Bispo visitou o Agrupamento de Escuteiros 718 da Quinta do Conde, encontrando-se especialmente com os pioneiros e os exploradores mais velhos. A tarde de sábado ainda ficou marcada por um encontro com o Movimento das “Famílias de Canã” na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa Água, onde teve lugar a recitação do terço.

Encontro com as associações

Na noite de quarta-feira, dia 23 de janeiro, o senhor Bispo encontrou-se com jovens e adultos de várias associações culturais e desportivas da Quinta do Conde, na sede do Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2.

Marcaram presença a Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde (ADQC), o GRES Corvo de Prata, o Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra e a Associação “Despertarecorde”. Os representantes das associações apresentaram o trabalho das suas organizações, tendo algumas presenteado o senhor Bispo e os presentes com pequenas atuações.

D. José Ornelas elogiou o trabalho destas associações, o seu contributo para o desenvolvimento da Quinta do Conde e para a promoção da cultura e identidade da região de Setúbal.

Juventude em ação

No fim de semana, decorreram os workshops promovido pelo Departamento da Juventude  da Diocese de Setúbal. Os jovens foram desafiados a refletir sobre o tema do Biénio da Juventude, “Partilha-te em missão”, pegando na leitura bíblica de o 1, 36-39 que convida os discípulos a ir e conhecer Jesus.

No primeiro workshop, que decorreu na Comunidade de Nossa Senhora da Boa Água, os conheceram o casal Hélder e Nádia e o seminarista Cláudio que deram o seu testemunho de caminhada na fé. No segundo workshop, realizado no domingo na Comunidade de Nossa Senhora da Esperança, foi a vez do casal Mauro e Ana Maria darem também o seu testemunho.

Por fim, os jovens foram convidados a assumir um compromisso, na busca da Palavra, formação, no aprofundamento da fé, na partilha com os outros, no cuidado com quem precisa e na transformação do mundo.

Um dos momentos mais importantes da semana foi a realização do Conselho Paroquial de Jovens, que congregou representantes de cada um dos grupos e movimentos juvenis da comunidade. Nesta reunião, os jovens refletiram sobre a sua Paróquia e a sua realidade juvenil, apresentando propostas concretas de ação, como novas dinâmicas que promovam a interação entre as comunidades, maior acompanhamento espiritual para os jovens e integração dos jovens na dinâmica litúrgica da paróquia.

Celebração do Crisma

A visita pastoral terminou com uma celebração eucarística muito especial, no domingo à tarde: para além de ser a Eucaristia de encerramento da visita, 35 jovens e adultos receberam o Sacramento do Crisma, quatro dos quais recebendo também a Primeira Comunhão.

Numa Eucaristia bastante participada, o senhor Bispo falou pela primeira vez publicamente sobre o anúncio oficial de que a Jornada Mundial da Juventude rumará a Portugal em 2022. Reconheceu o momento de alegria que a Igreja portuguesa está a viver e o desafio que será para a nossa comunidade católica receber jovens do mundo inteiro e o Santo Padre.

No final da Eucaristia, os representantes do Conselho Paroquial de Jovens apresentaram a toda a comunidade as principais conclusões do conselho paroquial. O momento terminou com a entrega da cruz episcopal a todos os que participaram da dinâmica pastoral ao longo da semana, convidando-os a assumir o compromisso de transformar o mundo e renovar a Igreja a partir de Cristo.

Esta visita terminou, mas as sementes ficaram. A Paróquia pretende agora fazê-las germinar, com a força e alegria da juventude quintacondense.

João Marques, Pastoral da Comunicação da Quinta do Conde

Partilhe nas redes sociais!
04 de Fevereiro de 2019