comprehensive-camels

Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida: Tradição com 127 anos, mantém-se viva

20190719-Novo-Cirio-Arrabida-01

A tradição centenária das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida mantém-se viva com 127 anos de história que se cumpriu entre os dias 09 a 14 de julho.

Festa instituída em 1892 pelos pescadores do Bairro do Troino, o cortejo marítimo de barcos engalanados, reposto em 2015 após mais de 40 anos de interregno, realizou-se no dia 14 de julho, domingo, este ano com o regresso das embarcações a Setúbal, que partiram da Praia do Portinho da Arrábida com a imagem de Nossa Senhora da Arrábida transportada na embarcação “João e Sónia”.

O programa constou de Tríduo preparatório, entre os dias 09 a 11, seguindo-se no dia 12 Missa de Sufrágio pelos sócios falecidos. 

O ponto alto das comemorações concretizou-se no dia 14, Domingo, com a realização  das festividades no  Convento da Arrábida, com missa, seguida de procissão. 

Após o almoço comunitário, seguiu-se o cortejo automóvel até ao Portinho da Arrábida, onde foi feito o transbordo para as embarcações, este ano muito mais facilitado pela utilização da nova infraestrutura, ponte cais situada no Portinho da Arrábida, de onde as saíram as embarcações para cumprir o cortejo até Setúbal.

Com a chegada à Doca dos Pescadores, a procissão prosseguiu até à Igreja de Nossa Senhora da Anunciada para encerramento das festas.

Valter Canas

Partilhe nas redes sociais!
19 de Julho de 2019