“Partilha-te+” Barreiro/ Moita: Musical sobre Santa Teresa de Calcutá encerra visita do Bispo diocesano à vigararia

20200107-Partilha-te-Barreiro- Moita

A visita pastoral do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, à vigararia Barreiro/Moita, chega ao fim no próximo dia 19 de janeiro. Nesse dia, realiza-se na Igreja de Santa Maria, no Barreiro, o encerramento vicarial.

Ao início da manhã, os jovens representantes e párocos das paróquias da vigararia de Barreiro/Moita reúnem-se em Conselho Vicarial da Juventude, com a presença do Bispo diocesano. Segue-se a celebração da Eucaristia, pelas 12h.

Esta 4ª edição dos encontros “Partilha-te +” (que acontecem como conclusão das visitas pastorais do Bispo de Setúbal a cada vigararia) conta com a apresentação de um musical sobre a vida e obra de Santa Teresa de Calcutá, que terá lugar, à tarde, pelas 15h, Casa da Cultura da Baía do Tejo, no Barreiro.

Leia, em seguida, a nota informativa do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal.

Musical “Uma Gota no Oceano”

No âmbito da celebração da conclusão das visitas pastorais do Bispo de Setúbal à vigararia Barreiro-Moita, o Departamento da Juventude de Setúbal irá promover o musical “Uma gota no Oceano”, sobre a vida e obra de Madre Teresa de Calcutá. Será no próximo dia 19 de janeiro, na Casa da Cultura da Baía do Tejo, no Barreiro.

Um evento aberto a todos, mas particularmente aos jovens. Este tempo especial dedicado aos jovens da nossa Diocese, que também tem em perspetiva a celebração da Jornada Mundial da Juventude em 2022, em Portugal, desafia os jovens a assumir cada vez mais o seu protagonismo na paróquia, na vigararia e na diocese. Este musical potencia a reflexão dos jovens com base no tema diocesano “Levanta-te e Partilha-te!

Os bilhetes para o musical podem ser adquiridos:

• nas Paróquias;
  • no Santuário do Cristo Rei – Reitoria (09h30-13h00 e 14h30-18h00);
  • na Livraria Paulinas de Setúbal (segunda a sexta: 09h30-13h00 e 15h00-19h00; sábados: 09h30-13h00).

As entradas têm o contributo de:

• 5 “gotas”: crianças (4-13 anos)
  • 8 “gotas”: adultos (>14 anos)
  • 22 “gotas”: famílias (2 adultos e 2 crianças*)

* Caso exista mais crianças além das duas previstas no pacote família, cada criança contribuirá com 5 “gotas”.

Para os jovens (14 e os 35 anos), existem 400 bilhetes para oferecer, os quais poderão ser reservados através do link: https://forms.gle/aoJ1zKnA7rgXFnzR9

A Companhia de Teatro “ART&SAL”, do Centro Juvenil dos Salesianos do Funchal, é quem traz a palco o musical “Uma gota no oceano”. Entre obras de arte cruas e realísticas; canções melodiosas e letras que tocam o coração; danças, umas mais frenéticas do que outras; e os dois atos do teatro com algum drama e atenuados com uma pitada de bom humor, vão contando várias histórias…

A história de uma Calcutá – e suas pessoas concretas – a necessitar de todos os cuidados, a tentar sobreviver e, ao mesmo tempo, a criticar o nosso aburguesamento. A história de fé e labuta de Madre Teresa em servir a Deus, focada na simplicidade e nos mais pobres. A história de um jornalista inglês que procura na vida e obra de Madre Teresa um furo jornalístico, mas que, junto das irmãs Missionárias da Caridade que lhe falam dela, desperta para o sentido da sua própria vida.

Esta companhia – que existe desde 2013 – já levou a palco os musicais “O Príncipe e a Lavadeira” em 2013 e 2014, “Nas asas do sonho” em 2015, “Jesus Cristo Superstar” em 2017. Resulta da simbiose dos grupos das artes plásticas e pintura, coro, dança e teatro, formados por adolescentes, jovens e alguns adultos. Todos eles amadores, mas disponíveis e empenhados.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Nota: Os encontros “Partilha-te +” acontecerão, sempre, como conclusão das visitas pastorais do Bispo de Setúbal a cada vigararia. Serão sete encontros formativos e celebrativos, vocacionados em especial para todos os jovens da Diocese de Setúbal, mas igualmente abertos a outros interessados.

07 de Janeiro de 2020