CNE: A luz da gruta de Belém já ilumina os agrupamentos da Região de Setúbal

20191223-Luz-Paz-Belem-01

5600 quilómetros depois, a Luz da Paz de Belém chegou à igreja de S. Julião, em Setúbal. Na sexta feira, dia 20, os Agrupamentos acorreram de lanterna, à celebração presidida por D. José Ornelas.

O bispo de Setúbal destacou o simbolismo desta chama que arde todo o ano na gruta da natividade em Belém, afirmando a importância da partilha desta luz pelos agrupamentos, pelas famílias e paróquias da diocese.

“Que ela seja luz, fraternidade, vida e alegria neste Natal. Levem-na com carinho com alegria e com gosto, levem também o lumezinho do coração para acender onde faz falta” referiu D. José Ornelas.

A pequena chama foi depois distribuída pelo bispo da diocese e pela Chefe Regional às muitas lanternas que se alinharam para a acolher e depois transportar para os diversos agrupamentos.

Já na parte final deste momento celebrativo, o Secretário Regional para a Gestão leu uma mensagem que recordava que esta pequena chama é afinal poderosa pelo que transmite ao coração de cada um de nós.

“Esta é uma luz que viaja de mão em mão sem se apagar. Que se reforça em cada partilha, que vive a paz, comunga a paz, soleniza a paz, partilha a paz e transmite a Paz a cada um de nós, porque vem de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz. Assumimos, cada um de nós, o papel de mensageiros da paz através desta chama que vem desde Belém.”

No final deste momento de partilha da Luz de Belém, a Chefe Regional lembrou que o escutismo é um movimento rico em símbolos, e a luz é um desses grandes sinais.

“Esta luz deve ser sinal do que nos define como escutismo católico. Ela que vem de Belém, representa o menino que queremos acolher no íntimo das nossas casas”.

Ana Margarida Chagas sugeriu ainda aos presentes duas leituras para este Natal: Admirável sinal, Carta Apostólica do Papa sobre o presépio; e a Mensagem de Natal do nosso bispo, em que D. José pede que ninguém fique sozinho neste Natal.  A Chefe Regional acrescentou ainda: “Que neste Natal ninguém se sinta sozinho e que sejamos nós os sinais da presença de Cristo”

A Luz da Paz de Belém nasceu de uma iniciativa da televisão pública Austríaca, num programa intitulado “Luz na Obscuridade”, dedicado a crianças com necessidades.

Desde 1990 que a luz parte da gruta onde nasceu Jesus e é transportada para Viena, na Áustria. Numa cerimónia ecuménica a Luz é distribuída às várias delegações de escuteiros e guias de toda a Europa. Estes levam-na em seguida para os seus países como Mensageiros da Paz.

Corpo Nacional de Escutas – Região de Setúbal

23 de Dezembro de 2019