Sarilhos Grandes: projeto arqueológico pretende estudar população ribeirinha

20200229-apresentacao-projeto-sand (20)

A partir de 30 de março, o Projeto SAND – Sarilhos Grandes entre Dois Mundos vai estar no terreno, com escavações arqueológicas na Ermida de Nossa Senhora da Piedade e na Igreja de São Jorge, em Sarilhos Grandes.

A apresentação pública do projeto decorreu no passado dia 29 de fevereiro, no salão da Academia Musical União e Trabalho. A sessão contou com a presença do padre João Rosa, Pároco de Sarilhos Grandes, em representação do senhor Bispo de Setúbal, do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e da equipa de investigação multidisciplinar que vai realizar o projeto, coordenado pela investigadora Paula Alves Pereira.

Numa colaboração interdisciplinar e com múltiplas entidades, pretende-se estudar o património arqueológico existente na Igreja de São Jorge, na Ermida de Nossa Senhora da Piedade e também no Panteão da Família Cotrim, presentes em Sarilhos Grandes, Montijo.

O projeto consiste num estudo histórico, arqueológico, biológico e antropológico da população ribeirinha de Sarilhos Grandes, no período medieval e moderno (séc XII a XVIII) que pretende recolher novos dados que permitam caraterizar a dieta, as patologias e os rituais funerários da população local, bem como identificar novos elementos de contacto com o Oriente e o Ocidente, no âmbito da Expansão Portuguesa.

Os trabalhos vão começar pelo levantamento das lápides sepulcrais e estudo sistemático, salvaguardando todas as condições de segurança e cuidados necessários para o bom desenvolvimento dos trabalhos arqueológicos e para a minimização do impacto no património. As escavações arqueológicas estão previstas para dois momentos distintos, em abril e agosto de 2020, e serão realizadas em regime de campo-escola.

Na apresentação do estudo, a equipa de investigadores apelou, ainda, à população para participar ativamente neste projeto, através da cedência de materiais (fotografias, documentos, entre outros) que possam ser um contributo válido para conhecer melhor a história da Igreja de S. Jorge e da Ermida de Nossa Senhora da Piedade.

Joana Rosário (Comissão Diocesana de Arte Sacra) e JM

Fotos: Câmara Municipal do Montijo