Maio, mês de Maria: “Testemunhar a fé em Deus, tantas vezes amparada pelas mãos de Maria”

20200531-FFerro-PFrades-Fatima-Maria-04

O mês de Maio foi assinalado nas paróquias da Diocese de Setúbal com diferentes iniciativas. Em Fernão Ferro e Pinhal de Frades, o Padre Rui Simão dá-nos o seu testemunho do acompanhamento à comunidade neste mês de Maria, ainda em confinamento devido à pandemia Covid-19.

No passado mês de Maio, as Paróquias de Fernão Ferro e de Pinhal de Frades resolveram levar a cabo, uma dinâmica intitulada “Mês de Maio – Mês de Maria”, que consistiu numa Procissão entre as 21 e as 22 horas, com o andor de Nossa Senhora de Fátima em cima de um carro, a circular pelas mais variadas ruas destas comunidades paroquiais, ao longo de 7 dias (5 Domingos, 12 e 13 de Maio), percorrendo 7 trajectos, o que permitiu a muitos um contacto próximo com Maria, através do louvor de cânticos e da oração do terço do Santíssimo Rosário.

Esta iniciativa partiu da boa receptividade das comunidades paroquiais às Visitas Pascais, realizadas este ano, no Domingo de Páscoa, no mesmo formato (dadas as circunstâncias), com uma Cruz florida em cima de um carro; e da constante proximidade destas comunidades paroquiais com Maria, que todos os anos saía à rua, em Procissão de velas, a 13 e a 31 de Maio.

Como pároco destas comunidades paroquiais, não posso deixar de dar graças a Deus, pela oportunidade que me concedeu de ao longo destas 7 horas de serviço, poder testemunhar a fé em Deus, tantas vezes amparada pelas mãos de Maria, que num grito seu, nos continua a dizer: «Fazei o que Ele vos disser!». Todos sabemos a dor que sofremos quando, em Março, nos vimos privados do encontro com Deus, na celebração comunitária da Eucaristia nas nossas comunidades. Ora, este gesto procurou aliviar a nossa dor, levando a nossa Mãe a sair da Igreja para ir ao encontro dos seus filhos, em cada Igreja doméstica, como que a preparar-nos para o regresso, que já aconteceu a 31 de Maio, Domingo de Pentecostes.

31 de Maio é também o dia em que celebramos a Visitação de Nossa Senhora e rezamos a passagem do Evangelho de São Lucas em que está escrito: «Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa». Em toda essa passagem, rezamos o SIM de Maria, na sua disponibilidade para O servir, partindo à pressa ao encontro dos outros, para os envolver no seu caminho, onde nos ensina a acolher Deus. Também nesta iniciativa, entre o silêncio de muitos lugares, sentiu-se a sede desta Visitação nas velas à janela, nas pétalas que se atiravam, nos carros que se juntavam e até mesmo na acção de um Simão de Cirene que, no fim, testemunhava nunca se sentir tão próximo de Maria como agora. Assim, ofereço todos estes frutos, para que o acolhimento que se fez de Maria, possa agora significar o acolhimento de seu Filho Jesus, na Sagrada Eucaristia.

Padre Rui Simão, pároco de Fernão Ferro e Pinhal de Frades

Percurso percorrido pelo pároco de Fernão Ferro e Pinhal de Frades