Conselho Presbiteral: D. José Ornelas pediu inovação e criatividade na ação pastoral em período de pandemia

O Bispo de Setúbal pediu aos presbíteros que integram o Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal toda a atenção à participação das crianças e jovens nas Eucaristias.

No passado dia 20 de outubro, o Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal reuniu-se sob a presidência do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

Depois da oração inicial, o Bispo de Setúbal deu uma palavra de boas vindas ao Padre Carlos Russo, Pároco de Quinta do Conde, eleito pela Vigararia de Palmela-Sesimbra como novo membro do Conselho.

Nas suas primeira palavras, D. José Ornelas retratou a atual situação da Igreja face à pandemia de Covid 19, incentivando os conselheiros a criarem medidas “inovadoras” e “criativas” de modo a manter a realização das celebrações, nomeadamente as que se refere a crianças e jovens.

O prelado salientou com satisfação a responsabilidade com que têm sido organizadas as celebrações nas nossas igrejas. Estas atitudes permitem que seja seguro celebrar a fé, que faz tanta falta como todos os outros cuidados que temos de ter neste tempo de pandemia. Afirmou, pois, que a ação pastoral das paróquias não pode ser interrompida, mas que deve ter sempre bem presente as normas anteriormente emanadas da Conferência Episcopal Portuguesa e as orientações das autoridades de saúde.

O Padre Luis Ferreira, Vigário Episcopal para a Pastoral, apelou à colaboração dos presbíteros com os movimentos eclesiais para que possam realizar os seus encontros e reuniões nas igrejas, sempre que tal não seja possível nas outras instalações da paróquia.

A Jornada Mundial da Juventude de 2023 foi uma das temáticas abordadas pelo Conselho, informando D. José Ornelas que as estruturas nacionais e diocesanas responsáveis pela preparação da mesma estão a articular a sua composição e atividade com os organismos semelhantes das dioceses de Lisboa e de Santarém, colaborando na organização deste importante evento.

Relativamente ao cinquentenário da Diocese, a assinalar em 2025, o responsável salientou que temos de dar início à preparação deste evento, que deve representar um tempo de renovação da vida e da missão de todas as comunidades e organismos da Igreja diocesana.

O novo Estatuto Económico Diocesano, em elaboração desde há mais de dois anos, foi o principal assunto deste encontro, constituindo a última revisão geral por parte do Conselho Presbiteral. O documento segue agora para uma comissão de peritos na área para que, depois de devidamente revisto, seja aplicado na Diocese por um período de três anos, até à sua aprovação definitiva.

D. José Ornelas teceu uma palavra de louvor ao Vigário Geral, Padre José Lobato, pelo excelente e exaustivo trabalho realizado na elaboração do documento.

Recorda-se que, segundo o Código de Direito Canónico, o Conselho Presbiteral é uma espécie de senado do Bispo, representando o presbitério, com a missão de auxiliar no governo da diocese. É constituído por membros “natos”, como o vigário-geral, o vigário episcopal da pastoral, o chanceler, o ecónomo e o reitor do seminário, bem como por membros eleitos das vigararias e outros membros nomeados diretamente pelo bispo.

Consulte a constituição do Conselho Presbiteral aqui.

20 de Novembro de 2020