Família: Segundo encontro do ciclo formativo versou sobre “Desafios e Oportunidades do Covid para a Família”

Decorreu no dia 20 de novembro o 2º Encontro formativo promovido pela Equipa da Pastoral Familiar da Diocese de Setúbal, subordinado ao tema: “Desafios e Oportunidades do Covid para a Família”, que teve como oradora a Dr.ª Alexandra Chumbo, Psicóloga Clínica e Terapeuta familiar e de casal, e que contou também com o testemunho de duas famílias da nossa Diocese.

Este 2º Encontro, também denominado de Encontro Construtivo, foi emitido, em direto, via plataforma Zoom e através do Facebook da Pastoral Familiar e da Diocese de Setúbal, tendo contado com uma plateia muito atenta e bastante interativa.

A Dr.ª Alexandra Chumbo deixou-nos diversas pistas, desafios e tópicos para que cada um de nós possa interagir no seio da respetiva família e tenha ferramentas para melhorar essa interação, quer individualmente quer em conjunto.

Uma questão fundamental colocada foi: qual o conceito de família para cada um de nós? Será que é igual para todos? Claro que há linhas transversais e fundamentos similares, pois para todos nós a família é, em regra, o que temos de mais valioso e precioso.  Mas quando procuramos uma definição as propostas podem variar bastante.

O que importa reter é que não há conceitos certos ou errados, as dinâmicas familiares são diferentes e o mais importante é poder afirmar e sentir que: a minha família é o meu abrigo e porto seguro, onde me posso sentir bem, mas também onde me posso sentir mal e exprimir os meus sentimentos, preocupações e angústias, mas igualmente partilhar alegrias  e  conquistas.

Cada família tem pois uma dinâmica de vida própria e distinta das outras famílias, e o mais relevante é que “funcione” e que nela todos os seus membros se sintam bem e confortáveis, não devendo almejar realidades próprias das outras famílias com as quais se relacionam,  mas que, na verdade, não se adequam à sua própria realidade.

E nestes tempos diferentes que vivemos, de pandemia e de confinamento, será que estamos a aproveitar e gerir estes momentos como uma oportunidade para melhorarmos a relação com o nosso respetivo núcleo familiar? Muitos de nós queixávamo-nos de falta de tempo para a família, antes da pandemia da Covid-19, e agora, o que fazemos?

Aproveitamos a nossa relação de pai, mãe, filho/a, irmã/irmão, e damos mais atenção e mimo uns aos outros ou estamos demasiado preocupados e cansados? Se dividirmos as 24 horas de um dia em três partes, uma para o trabalho, outra para o descanso e ainda outra para usarmos como melhor pudermos e quisermos, como utilizamos esta terceira parte?  A resposta é que temos de dispor de tempo para estar em família, com a responsabilidade acrescida de sermos cristãos: para ouvirmos e sermos ouvidos, para falarmos uns aos outros com o coração, para exteriorizar a nossa voz interna!

É imprescindível que nos desafiemos constantemente a agir de modo mais dócil e gentil, como verdadeiros agentes da mudança que queremos ver concretizada na nossa família; e este foi um dos segredos partilhado pela nossa oradora! E outro segredo que escutámos, foi o de termos sempre bom humor, mesmo em tempos difíceis!

As palavras serão sempre poucas para descrever este Encontro e o seu impacto, bem como para agradecer à Drª Alexandra Chumbo, a sua disponibilidade, e a partilha dos seus dons pessoais e profissionais, que muito nos fizeram crescer e aprender e que todos devem ver e ouvir!

Por isso, muito melhor do que palavras, temos mais uma boa notícia, que é a de poderem assistir à gravação deste Encontro, disponível no Facebook da Pastoral Familiar de Setúbal, aqui ficando o convite e o desafio junto de todos vós!

Acompanhem e partilhem a Pastoral Familiar:

Contamos convosco. Juntos somos família!

A Equipa da Pastoral Familiar da Diocese de Setúbal

27 de Novembro de 2020