Cáritas: Exposição “À procura de um Conforto”

20210113-exposicao-a-procura-de-um-conforto (5)

Inserida no projeto “Recriar-se”, da Cáritas Diocesana de Setúbal, esta exposição estará patente durante o mês de janeiro na galeria da Casa da Cultura de Setúbal.

No passado dia 8 de janeiro, pelas 19 horas, foi inaugurada a exposição “À Procura de um Conforto”, que resulta da arte e engenho dos participantes do projeto “Recriar-se”.

Criado em 2014 em parceria com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), o “Recriar-se” integra a resposta social às pessoas em situação de sem abrigo, apoiadas no Centro Social São Francisco Xavier.

“Iniciou com um atelier de música, numa sinergia com o professor Carlos Barreto Xavier. Em 2018, foram criados os ateliers de fotografia e artes plásticas, orientados pelos artistas, e também professores, Fernando Pinho e Maria José Brito, propiciando encontros humanos improváveis bem como troca de experiências e saberes” refere, em nota enviada à Diocese, o presidente da Cáritas Diocesana, Domingos de Sousa.

A par destes ateliers também funcionam os de Restauro e Costura, prevendo-se que em breve também possa ser oferecido o atelier de Hortas Biológicas.

“Trata-se de um projeto inovador que tem sido muito bem acolhido, com resultados muito bons, ao nível da capacitação e recuperação da autoestima das pessoas neles envolvidas”, acrescenta o responsável.

“É um processo longo, paciente e muito trabalhoso mas que tem motivado professores, técnicos e animadores, bem como aqueles e aquelas a quem se destinam. Os resultados falam por si.” conclui Domingos de Sousa, agradecendo o trabalho e empenho a “todos os que dão vida a estes sonhos”.

A direção da Cáritas Diocesana convida todos a visitar a exposição e apreciar a qualidade e o empenho de quantos tornaram possível esta realidade: “Será também uma forma de acarinhar, valorizar e estimular, com a vossa presença, todos os que neles intervêm”.

Uma organização da Cáritas Diocesana de Setúbal, com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal, Câmara Municipal de Setúbal e ARTISET.

Cáritas de Setúbal: Projeto usa arte como ferramenta de inclusão social

Cáritas Diocesana: Primeira Mostra do Projecto Artístico do Centro Social São Francisco Xavier

13 de Janeiro de 2021