Covid 19: Novo confinamento geral obriga a adaptações na vida da Diocese [Em atualização]

20201027-45-aniversario-ordenacao-episcopal-d-manuel-martins (123)

O país enfrenta um novo confinamento geral até, pelo menos, 30 de janeiro. Apesar das celebrações litúrgicas se poderem realizar sem constrangimentos, as novas normas das autoridades públicas e da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) suscitam a reorganização da atividade diocesana.

O comunicado publicado pelo Conselho Permanente da CEP confirma a possibilidade de realização de todas “as celebrações litúrgicas, nomeadamente Eucaristia e Exéquias, segundo as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020, emanadas em coordenação com a Direção Geral da Saúde”.

O episcopado português recomenda a suspensão ou adiamento de outras celebrações como Batismos, Crismas e Matrimónios.

“A catequese continuará em regime presencial onde for possível observar as exigências sanitárias; de contrário, pode ser por via digital ou cancelada. Recomendamos ainda que outras atividades pastorais se realizem de modo digital ou sejam adiadas”, acrescenta.

As instituições e movimentos ligados à Igreja diocesana já começaram a divulgar a reorganização das suas atividades. Para mais informações, contacte as organizações em causa.

Santuário de Cristo Rei

“Todos os serviços do Santuário de Cristo Rei estarão encerrados a partir de amanhã, dia 15, até ao dia 30 de janeiro”, informou esta quinta-feira o Santuário em comunicado. Estava prevista para esta sexta-feira a abertura ao público da exposição dos trabalhos apresentados no concurso fotográfico “O Sentir de Cristo Rei”, evento que foi cancelado, sem nova data prevista de momento.

Catequese

Estava agendado para este domingo um Encontro de Catequistas do Catecumenato, adiado sem nova data prevista.

Corpo Nacional de Escutas (CNE)

Porque são “Filhos de Portugal e bons cidadãos” e porque “educam pelo exemplo”, os escuteiros determinaram a suspensão das atividades escutistas presenciais dos agrupamentos. A Junta Regional de Setúbal apela, em nota interna, “à criatividade de todos, neste período de suspensão, no uso de outras formas e plataformas online para que não se perca o contacto semanal com os escuteiros”.

O Encontro Regional de Chefes de Unidades, previsto para 30 de janeiro, irá realizar-se em formato online. Foram ainda canceladas a atividade regional “São Paulo”, agendada para 31 de janeiro e todas as atividades de formação presenciais, até nova decisão.

Os Serviços Regionais encontram-se “fisicamente encerrados”, bem como o campo escutista CEADA. A Junta Regional aproveita ainda para comunicar o cancelamento do ACAREG (Acampamento Regional), previsto para agosto de 2021.

Movimento dos Convívios Fraternos

O Secretariado Diocesano do movimento informa que, “em virtude da situação pandémica que ainda estamos a viver e na possibilidade do novo confinamento geral vir a abranger a data do Convívio Fraterno agendado (12 a 15 de fevereiro), o mesmo se encontra cancelado”, em nota publicada nas redes sociais.

Os responsáveis salientam ainda que, desde o início da pandemia, o movimento “tem procurado estar sempre ativo, quer nas redes sociais, quer na dinamização dos encontros vicariais por videoconferência”.

Liga Operária Católica/Movimento dos Trabalhadores Cristãos

Estava programada uma “Formação na Fé pela Pastoral Operária”, realizada a nível nacional no dia 24 de janeiro. Está cancelada sem nova data prevista.

[Em atualização]

15 de Janeiro de 2021