Viver a Quaresma: confissões e outras iniciativas

20210216-quaresma

A Quaresma é um dos quatro tempos fortes do ano litúrgico. É um tempo de conversão, no qual nos preparamos para a grande festa da Páscoa. A Igreja vive habitualmente este tempo com acentuadas iniciativas de oração, reconciliação, penitência, prática da caridade, jejum e abstinência (desde que a idade e a condição física o permitam).

As Paróquias da Diocese de Setúbal promovem neste período vários momentos para a vivência do tempo quaresmal. Aqui, atualizaremos as iniciativas divulgadas. Fique atento/a!

Santuário de Cristo Rei

Todas as sextas-feiras, pelas 21 horas, o Santuário Nacional de Cristo Rei vai dinamização a Via Sacra online, num “formato dinâmico e interativo”, através da página de Facebook.

Palhais/Santo António

A Paróquia irá dinamizar, todas as quartas-feiras pelas 21 horas, o programa “Hoje é Quaresma“, um painel com diversos convidados e diferentes temas para ajudarem a viver a Quaresma e a Quarentena. Acompanhe:

Às quintas-feiras, pelas 07h00, realiza-se um momento de oração com a duração de 40 minutos pela plataforma Zoom.

Santa Maria do Barreiro

Na Paróquia de Santa Maria do Barreiro será possível receber o Sacramento da Reconciliação (Confissões) todos os dias, das 17h00 às 18h00

Pinhal Novo

O Coro Juvenil da Paróquia de São José, no Pinhal Novo, irá promover no próximo dia 20 de fevereiro, pelas 18 horas, um momento de oração com cânticos de Taizé, através do seu Canal no Youtube. “Vamos iniciar o tempo da Quaresma a rezar juntos!” é o mote da iniciativa divulgada nas redes sociais.

Alhos Vedros e Santo André

Apesar do confinamento geral, a Igreja Matriz de São Lourenço (Alhos Vedros) está aberta para oração individual e confissão às quartas e sextas-feiras, das 17h00 às 18h00. A Igreja Paroquial de Santo André (Barreiro) estará igualmente aberta das 18h00 às 19h00.

Pelos canais digitais, as Paróquias vão dinamizar:

• A apresentação da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma. Uma leitura vinda de Roma, pelo Pe. Fernando Fonseca, scj – responsável pelo arquivo geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Vai decorrer na Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, pelas 21 horas.
  • O 2º encontro do Ano de São José: apresentação do livro “Os Sonhos de José” de Américo Petim. Um romance em torno desta figura tão cara à tradição da Igreja. A conversa será moderada pela Doutora Carina Carrilho, psicóloga. Será dia 19 de março pelas 21h0o.
  • Às sextas-feiras é transmitido um programa temático e aos sábados uma oração em comunidade, ambos pelas 21 horas.
  • Uma formação online no dia 12 de março sobre «O novo diretório geral da catequese». Uma apresentação do Pe. Ricardo Freire, scj – tradutor do documento original. Inscrições através do endereço de e-mail: alhosvedrosparoquia@gmail.com

Azeitão

Durante o tempo da Quaresma, a Igreja de São Lourenço, em Azeitão estará aberta para confissões. De segunda-feira a sábado das 17h30 às 18h00. Aos sábados às 21h30 e até ao fim de fevereiro, a Paróquia dá continuidade à “Vigília de Oração” pelo fim da pandemia, transmitida pelo Facebook e Zoom, animada pelos grupos paroquiais.

São Sebastião e Coração de Maria (Setúbal)

Todas as sextas-feiras, pelas 16 horas, as Paróquias vão rezar a Via Sacra em direto nos canais digitais da Paróquia de São Sebastião. De quarta-feira a sábado haverá confissões na Igreja de São Sebastião entre as 16h00 e as 17h00. Nas quartas-feiras do mês de fevereiro decorre um Curso de Lectio Divina pelo Google Meet.

Anunciada (Setúbal)

A Paróquia está a dinamizar pela página de Facebook, e até à Solenidade de São José, um conjunto de iniciativas dedicadas ao Padroeiro da Igreja. Todas as quartas-feiras pelas 21h30 é apresentado um tema, seguido da recitação da Ladainha de São José. Aos Domingos, pelas 18 horas está a decorrer a Devoção aos 7 Domingos em honra de São José, com a meditação das Sete Dores e das Sete Alegrias de São José.

As confissões são às quintas-feiras, entre as 17h30 e as 18h30, ou outros horários por marcação enviada para prior.anunciada@gmail.com.

Charneca de Caparica

Todas as sextas-feiras de Quaresma (enquanto durar o confinamento) às 21hoo, a Paróquia vai meditar Via Sacra via plataforma Zoom. Entre 8 e 12 de março haverá um Retiro Quaresmal Paroquial, pela mesma plataforma e as confissões realizam-se por marcação para paroquiacharneca@gmail.com.

[Em atualização]

JM