Missão País: IPS realiza a sua primeira semana missionária em formato digital

20210219-missao-pais-ips (3)

“Porque temes? Sou eu.” foi o tema de 2021 da Missão País. O confinamento geral obrigou os missionários a trocar o serviço no terreno pelo encontro online.

No ano em que a Missão País chegou ao Instituto Politécnico de Setúbal, a experiência foi muito diferente da habitual mas superou as expetativas dos participantes e responsáveis.

“Eu e todos os meus companheiros de equipa, para além do cansaço que sentimos dia após dia e após todas as alterações que a missão sofreu, estamos de coração cheio e realizados. Sabemos que a missão deu frutos” confessa Gabriela Godinho, 20 anos, uma das chefes gerais da Missão do IPS.

“Não tenho palavras para descrever esta semana que passou. Muita gente duvidou e temeu esta semana, por isso é que o tema deste ano fez tanto sentido: “Porque temes? Sou eu.” Sabemos que Jesus está sempre lá para nos estender a mão e que nada é por acaso. Mais tarde ou mais cedo tudo fará sentido”, continua a responsável.

A Missão País é um projeto católico de universitários. Tem como objetivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade. Organiza e desenvolve as Missões Universitárias – semanas de apostolado e ação social – em várias faculdades de Portugal que partem das cidades para localidades diferenciadas no território nacional.

Neste ano atípico, as mochilas foram trocadas pelas videoconferências, realizando entre 7 e 14 de fevereiro um vasto programa de encontros online para oração, convívio e incentivo à solidariedade.

“O verdadeiro significado de missão não é serviço mas sim felicidade”

Catarina Fonseca, 21 anos, participa na Missão País pela quarta vez. Quando recebeu pela primeira vez os jovens missionários na sua paróquia, em 2016, teve a certeza que queria juntar-se a um grupo de missionários e ser instrumento de Deus: “estava longe de imaginar a transformação que a missão iria provocar na minha vida”.

“A semana de missão não é apenas uma semana de voluntariado, de serviço, é uma semana em que largamos tudo o que nos impede de ver Deus, tudo o que nos afasta Dele e nos encontramos verdadeiramente” explica a jovem.

Para a jovem estudante de Tecnologia Biomédica, esta é “uma semana em que nos alegramos com a alegria dos que cruzam o nosso caminho e em que sofremos com as suas dores, em que percebemos a importância de nos “fazermos um” para servir a Deus e em que transformamos todas as atividades do nosso dia numa conversa ininterrupta com Deus”.

Em relação às edições anteriores, Catarina salienta que, este ano, Deus chamou-os para “uma missão mais pessoal, uma semana de verdadeiro encontro e transformação pessoal.”

“Que incrível foi ver que apesar da distância física entre os missionários, Deus fez-se presente de forma tão marcada. Permitiu-me perceber que o verdadeiro significado de missão não é serviço mas sim felicidade”, completa.

“Nosso Senhor é muito criativo”

A notícia de que se iria realizar uma semana da Missão País no Politécnico de Setúbal e o convite para acompanhar os jovens universitários deixou o Padre Leonel Francisco num misto de alegria e entusiamo, espírito de empenho e dedicação.

“Sabendo já os bons frutos que essas missões têm produzido ao longo dos últimos tempos e que essa mesma realidade se estava a edificar na nossa Diocese de Setúbal, era de me lançar completamente de cabeça neste projeto.”

Depois ficou um pouco cético quando soube que a iniciativa passaria a ser online. “Mas, Nosso Senhor surpreende-nos sempre! Como costumo dizer, Nosso Senhor é muito criativo, e neste caso não o deixou de ser!”

“Dou muitas graças a Deus por ter feito esta missão com estes jovens! Fiquei completamente tocado pela postura e empenho de cada um na missão! Às vezes, acho que foram eles que me motivaram. Não consigo esquecer o olhar de cada um deles. Apesar de estarmos cada um no seu “quadradinho”, os seus olhares e expressões faciais falavam imenso! Via-se claramente que eram jovens que tinham um grande desejo de Deus; jovens com um desejo de fazer caminho com Nosso Senhor, o que nos motivava a dar-nos completamente!” observa o sacerdote.

Discípulos que o Senhor chamou

O Padre Leonel dá graças pelos “fantásticos discípulos que Ele chamou”, salientando que “há sinais evidentes de que se pode construir uma pastoral universitária no Politécnico de Setúbal com muita vitalidade e bons frutos”.

Também a chefe geral Gabriela Godinho destaca a “força” dos missionários, que encontraram nesta semana a “gasolina” para a Quaresma e força “para viver em amizade com Cristo”.

Para a estudante de Gestão da Distribuição e da Logística, os frutos da missão são expressivos: “Missionários que querem ser catequistas, entrar num grupo de jovens, voltar aos escuteiros após se terem afastado. A união do grupo foi tão grande que este pós-missão vai ser rico e já só sonhamos com o dia em que vamos poder estar juntos e tornar este abraço virtual num abraço real”.

Participaram cerca de 20 jovens, dos 2 mil que integraram o projeto a nível nacional, em 63 missões.

A iniciativa do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com o propósito de “inspirar gerações que vivam a fé Católica em Missão”, começou com 20 jovens missionários universitários em 2003; em 2020 foram 3500 os missionários organizados em 60 missões, realizadas a nível nacional.

O Instituto Universitário Egas Moniz e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa também estão integrados no projeto. Na Diocese de Setúbal, já decorreram duas experiências da Missão País na Paróquia da Moita.

Sabe mais em www.missaopais.pt ou no Instagram da Missão País IPS.

JM

19 de Fevereiro de 2021