CNE/Jogos da Primavera – D. José Ornelas: “O escutismo é uma constante ressurreição”

Palavras Bispo de Setúbal no encerramento dos Jogos da Primavera, que juntaram “online” 2800 escuteiros

A 46ª edição dos Jogos da Primavera voltou a juntar os escuteiros da Região de Setúbal nas plataformas online.

“Há um ano pensávamos que eram só mais uns dias, mas fomos empurrados para esta forma de viver” reconheceu a Chefe Regional nas palavras que proferiu na abertura da atividade. Ana Margarida Chagas lembrou, no entanto, que “este é um dia de festa de alegria e de celebração com boa disposição de espírito”

Foi esse o espírito que durante toda a jornada animou os 41 agrupamentos inscritos e mobilizou os 2790 escuteiros que, a partir de casa deram corpo a mais uns “Jogos da Primavera”.

Ao longo de todo o dia, a iniciativa mobilizou 564 lobitos, grupo dos 6 aos 10 anos de idade; 756 exploradores, jovens entre os 10 e os 14 anos; 682 pioneiros, com idades entre os 14 e os 18 anos; 297 caminheiros com idades entre os 18 e os 22 anos. Todas estas secções foram coordenadas por 491 dirigentes.

As atividades arrancaram pela manhã, ao som da melodia que chegava do Agrupamento 72 do Montijo. “Quatro cores ao peito” era o tema da canção vencedora do festival da canção escutista que punha à prova a criatividade de todos.

O dia foi de atividade intensa, criatividade ao limite, numa grande viagem que atravessou o mundo e pôs os escuteiros na busca de respostas e sentido que os haviam de conduzir aos símbolos e sinais que animam cada secção.

Na eucaristia de encerramento, que todos acompanharam em casa numa transmissão a partir da igreja de S. Paulo em Setúbal, D. José Ornelas lembrou que “o escutismo é uma constante ressurreição” e que esse espírito acontece quando se percebe que “Jesus está no meio de nós”.

Na “corrida que devemos fazer juntos”, D. José recorda que a “alma do escuteiro é a de quem aprende com a pandemia e que percebe que o mundo precisa de cuidadores”. O responsável da diocese reconheceu que “os jovens e entre eles os escuteiros, assumiram esse papel deste a primeira hora nestes tempos difíceis”.

Na Região de Setúbal, os Jogos da Primavera constituem a atividade que comemora S. Jorge, o patrono do escutismo e que ocorre sempre na proximidade do seu dia litúrgico.

Nos momentos finais da celebração, a responsável pelo escutismo na Região de Setúbal agradeceu o empenho de todos e lembrou que uns jogos online pela segunda vez, “é uma circunstância que não nos abate e que dela saímos mais audazes e mais entusiastas. Não nos renderemos porque somos um e vivemos nesta grande família regional” afirmou Ana Margarida Chagas.

Como todos os jogos também estes tiveram vencedores, entre os lobitos da I Secção a Alcateia vencedora foi a do Agrupamento 510 de Cacilhas. Na II Secção, os exploradores vencedores pertencem à patrulha Lince do Agrupamento 76 da Moita. Na III Secção, foram os pioneiros da equipa Edith Stein do 1135 da Sobreda, a arrecadar o primeiro lugar. E por fim, na IV Secção, Isabel de Aragão foi a tribo vencedora, pertence ao Agrupamento 927 Santo André – Barreiro.

Texto: Corpo Nacional de Escutas – Região de Setúbal
Fotos: Diocese de Setúbal