Ecologia/”Laudato Si”: Projeto ECOés nasceu em Setúbal pela mão das Irmãs da Apresentação de Maria

Hoje, 01 de setembro, no dia Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, as Irmãs da Apresentação de Maria, presentes na Diocese de Setúbal, apresentam o projeto ECOés.

As iniciativas promovidas pelo projeto podem ser acompanhadas através das redes sociais, Facebook e Instagram. Qualquer outra questão pode ser colocada através do e-mail projetoecoes@gmail.com.

Um encontro com Deus através da ecologia, educação e espiritualidade

O projeto ECOés surge no âmbito mais alargado da Pastoral da Juventude e Vocações das Irmãs da Apresentação de Maria. E porquê? Porque como nos diz o Papa Francisco na Encíclica “Laudato si”, as questões ligadas à ecologia estão estreitamente ligadas a uma mudança do coração. Quando o nosso coração não está voltado para Deus, acabamos por nos relacionarmos com as pessoas, com o ambiente e connosco próprios de uma forma desordenada. Percebermos a importância de colocarmos Deus em primeiro lugar, ajuda-nos sem dúvida a olhar os dons que Ele nos oferece, não numa perspectiva de consumo, mas como graça a acolher e a cuidar.

Assim sendo, o projeto ECOés nasce desse desejo, de fazer da Quinta da Boa Vista, situada na Baixa de Palmela, um lugar onde o contacto com a natureza possa gerar um encontro com Deus, com os outros e connosco mesmos. Entrelaçando ecologia, educação e espiritualidade, queremos fazer parte desse processo de conversão integral, começando no coração e continuando em gestos pequenos e concretos.

O ECOés irá concretizar-se através de propostas diversificadas e significativas (voluntariado, ecoworkshop, roteiros espirituais, etc.) para a vida concreta de cada um(a).

Não queremos que este projecto aconteça porque a ecologia é algo que está na moda. Queremos sim que ele aconteça, porque acreditamos que enquanto cristãos somos chamados a dar o nosso contributo, começando por cada um de nós, neste reaprender a olhar para os dons de Deus com gratidão. E sobretudo recordar ao Homem de hoje, que não podemos pôr de parte a nossa dimensão espiritual, independentemente de sermos ou não crentes e o contacto com a natureza pode recordar-nos disso.

A equipa que dinamiza o projeto é composta pelas Irmãs da Apresentação de Maria e por jovens pertencentes à Diocese de Setúbal que, ao ouvirem falar do ECOés sentiram-se identificados com este desejo de cuidar da nossa “casa comum”, que é o mundo.

Através da regra dos 3 Ps: pouco, pequeno e progressivo, juntos iremos discernindo por onde Deus nos quer levar, nesta aventura.

Ir. Elodie Filipe pm

“Tudo nos foi dado para cuidar”

“A beleza deste projeto centra-se numa esfera que muitas vezes se escapa dos nossos pensamentos, somos constantemente confrontados com o que Deus fez por nós e como O devemos amar a Ele e ao próximo, deixando de parte outra dimensão tão presente, a natureza. A proteção da criação é muitas vezes desvalorizada e isso levou-nos a um estado tal que muitos acontecimentos trouxeram perdas irreversíveis, como a extinção.

É aqui que o projeto pretende fazer a diferença! Queremos chamar a atenção para uma dimensão que não é muito falada, mas que faz todo o sentido e diferença: esta realidade de que tudo nos foi dado para cuidar. E é com este objetivo de aprender a cuidar mais e melhor que nasce o sonho de, tendo em mente a “Laudato si”, mudar os corações para a ecologia integral. Somos jovens empenhados em deixar o mundo um pouco melhor o que o encontrámos, para que exista um futuro mais belo para toda a Criação, em poucas palavras queremos ser instrumento de mudança, uma mudança ecológica.

Sabendo que, através de Deus, temos nas nossas mãos o futuro, queremos ser jovens que marcam a diferença!”

Marisa Well (Membro da equipa do ProjetoECOés)

01 de Setembro de 2021