Igreja/Saúde: Médicos católicos promovem encontro nacional sobre «O que queres que eu faça por ti?»

20200616-amcp

A Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) realiza, a 9 de outubro, em Lisboa, o encontro nacional subordinado ao tema “O que queres que eu faça por ti?”

A direção da AMCP pretende que a iniciativa, que vai decorrer no Auditório Fidelidade, Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, Rio de Mouro (Campus de Sintra), “seja mais do que um congresso médico, feito por e para médicos, mas um evento que abra as portas às pessoas de boa vontade que querem aprender e debater temas da saúde”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na jornada destacam-se “quatro grandes áreas, apresentadas como interrogações, desafios e convites à reflexão: «Porque temos medo?»; «De quantos likes precisas?»; «Este médico é dos que tratam ou dos que matam?» e «De Homo sapiens a Homo ciborgue?».

Na iniciativa, que decorre em formato presencial e online, “doentes, médicos e um sacerdote testemunham sobre o impacto da pandemia da COVID-19 nas suas vidas e na vida da Igreja, procurando um sentido para o que nos aconteceu”; “uma mãe, influencers e uma psicóloga debatem o desafio de crescer em modo digital e analisam o impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens”; oradores internacionais apresentam números e factos da Bélgica, Holanda e Canadá que mostram que a indeterminação da lei da eutanásia é inevitável e preocupante” e “uma reflexão sobre o transhumanismo enquanto abordagem que promove a tecnociência para modificar o ser humano. Quem quer ser diferente de ser humano?”, realça a nota

Por ocasião da realização do encontro nacional e inserido no programa da tarde será lançado o Prémio Dignitas Personae, iniciativa com a qual a AMCP pretende “colocar em destaque e agradecer o trabalho desenvolvido por uma personalidade, entidade ou empresa que tenha por objeto e finalidade a defesa da Vida Humana, desde o momento da conceção até à morte natural, a promoção da dignidade da Pessoa Humana e o apoio à Família e à Maternidade”.

Consulte aqui o programa do Encontro Nacional.

Os profissionais interessados devem realizar a sua inscrição aqui.