Jovens de Sarilhos Grandes e Montijo uniram-se num momento de oração ao estilo de Taizé

20211119-sarilhos-grandes-oracao-taize (5)

No passado dia 12 de novembro os jovens e adolescentes do Montijo e de Sarilhos Grandes, uniram-se para preparar uma oração Taizé, que teve lugar na Igreja de São Jorge, Sarilhos Grandes.

Os grupos de jovens de Sarilhos Grandes e Montijo uniram-se na preparação de um momento de oração Taizé, uma estreia na comunidade de Sarilhos Grandes.

Os adolescentes da paróquia que acolheu o encontro juntaram-se com os sacerdotes e prepararam, antes da oração, o acolhimento, convívio e a partilha de um jantar.

Na oração Taizé a luz das velas, o silêncio e os cânticos de louvor curtos e repetidos ajudam a criar um ambiente que por si só incentiva à oração. A leitura do Evangelho, a recitação do Salmo, a oração de interceção, o momento de adoração à Cruz e a recitação do Pai Nosso são também momentos de destaque nestes encontros.

A tão esperada oração realizou-se no passado dia 12 de novembro, na Igreja de São Jorge, pelas 21h30 e contou com cerca de quatorze jovens na sua preparação. Aberta a toda a comunidade de Sarilhos Grandes, Montijo e a todos aqueles que nela quiseram participar, contou ainda, com a presença do pároco, o Padre João Nabais Dias, e do Padre Silvério Rebelo, Vigário Paroquial.

Este momento permitiu desacelerar da correria do dia a dia e aumentar a proximidade de cada um com Cristo. Com o coração aberto e com a convicção da Sua presença, abandonaram-se nas Suas mãos as intenções de cada um, cantaram-se cânticos típicos de Taizé e ouviu-se o evangelho pela voz do Padre Silvério.

Momentos como este permitem que toda a comunidade, e os jovens em particular, aumentem a intimidade com Cristo, O adorem e Lhe dediquem tempo. Unidos na mesma Fé e completamente voltados para Cristo, criou-se nessa noite aquilo que uma adolescente classificou como “um momento feliz”, um momento em que, para além de mergulhados no amor e relação com Jesus, todos estiveram “de braços abertos para receber o outro na oração”.

O encontro terminou com desejos de uma próxima oração Taizé, com comentários muito positivos à sua preparação e claro, com jovens e adolescentes ainda mais motivados para caminhar em comunidade e com Cristo nos corações.

Ana Gomes e Margarida Milheiro

A Comunidade Ecuménica de Taizé

A Comunidade ecuménica de Taizé, a cerca de 360 quilómetros de Paris, congrega uma centena de monges de várias Igrejas cristãs, de mais de 30 países, incluindo Portugal, o irmão David, unidos como “sinal de reconciliação entre os cristãos e os povos separados”.

Foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, e começou por acolher perseguidos políticos, judeus e mais tarde prisioneiros alemães.

Os monges realizam um Encontro Europeu de Jovens, no final de cada ano, que faz parte da “Peregrinação de Confiança através da Terra”, promovida pela comunidade ecuménica há mais de 40 anos, com momentos de oração nas paróquias da cidade de acolhimento e reflexão em temas como o diálogo entre povos, a paz, a fé e o compromisso social. O próximo é em Turim, na Itália, de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2022.

19 de Novembro de 2021