comprehensive-camels

Mensagem de Fátima: “Qual é o passo que Deus quer que eu dê hoje?” – Irmã Ana Luísa de Castro

dig

Realizou-se no passado dia 13, na Igreja de São Paulo em Setúbal, o Retiro Espiritual Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), orientado pela Irmã Ana Luísa de Castro, asm.

Com um total de noventa participantes, entre associados e simpatizantes do MMF, o retiro iniciou com a oração de Laudes presidida pelo Padre Luís Matos Ferreira, pároco de São Paulo e vigário episcopal para a Pastoral.

Em seguida, a Irmã Ana Luísa de Castro, superiora da recém-criada em Milão Comunidade Farol da Madonnina da Aliança de Santa Maria, apresentou os temas das suas palestras.

Na primeira palestra, “A Luz que é Deus, em Fátima”, falou da “Luz que protege”, da “Luz que revela” e da “Luz que transforma”, tendo como base as aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos e o modo como eles encaram o seu encontro com Deus.

Afirma a religiosa que “Deus Encarnado é a Luz do Mundo”, a quem procuramos e que nos ajuda a compreender a fé, “não à luz da razão e da ciência, mas pelos critérios de Deus”. “Com que luz procuramos o nosso caminho?”, interrogou. Terminou o primeiro momento fazendo um apelo a deixar que Jesus “se sirva de nós”, sendo “portadores de luz para o mundo”.

Na segunda palestra, “Fátima: uma questão de Coração”, a Irmã Ana Luísa de Castro, asm começou por mostrar as referências, na Mensagem de Fátima, ao Imaculado Coração de Maria, nas aparições do Anjo e de Nossa Senhora aos pastorinhos, e nas aparições de Pontevedra e Tui à Irmã Lúcia, em 1925 e 1929 respetivamente.

Depois, citou o cardeal Joseph Ratzinger no seu “Comentário teológico” sobre a terceira parte do Segredo:

“O termo “coração” na linguagem da Bíblia, significa o centro da existência humana, uma confluência da razão, vontade, temperamento e sensibilidade, onde a pessoa encontra a sua unidade e orientação interior. O “coração imaculado” é, segundo o evangelho de Mateus (5, 8), um coração que a partir de Deus chegou a uma perfeita unidade interior e, consequentemente, “vê a Deus”. Portanto, devoção ao Imaculado Coração de Maria é aproximar-se desta atitude do coração, no qual o fiat – “seja feita a vossa vontade” – se torna o centro conformador de toda a existência. (…) Mas, com quem poderemos nós aprender sempre melhor do que com a Mãe do Senhor?”

Na segunda aparição, à pergunta feita com pena por Lúcia, alvo de desdém, de desprezo e de perseguição: “Fico cá sozinha?” prometeu-lhe, em resposta, Nossa Senhora: “E tu sofres muito? Não desanimes! Eu nunca te deixarei! O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.”

“A pergunta de Lúcia toca as grandes questões do nosso tempo, a vida superficial, o vazio, o peso de consciência, a solidão, o desânimo. É sempre possível um novo começo, por Maria, mãe, refúgio, caminho, ícone da graça e da misericórdia!” refere a oradora, terminando porque questionar os participantes: ““Qual é o passo que Deus quer que eu dê hoje?”.

Após um tempo de perguntas e respostas, o Retiro concluiu com a celebração da Santa Missa, votiva de Nossa Senhora, presidida pelo assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima, Padre António Estêvão.

JM

Partilhe nas redes sociais!
23 de Novembro de 2021