Cursilhos de Cristandade: Amor e misericórdia no 42º Mini Cursilho de Casais

20220617-cursilhos-cristandade-mini-cursilhos (2)

Realizou-se no fim de semana de 4 e 5 de junho de 2022, no Seminário de Almada, o quadragésimo segundo (42º) Mini Cursilho de Casais, do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Setúbal.

Depois de uma paragem de 3 anos (devido à COVID 19) retomámos esta atividade que é sempre tão bem recebida pelos casais da nossa Diocese, tendo sido extremamente gratificante viver estes momentos ao longo destes dois dias no Seminário de Almada, em que sentimos sempre a presença do Senhor nos nossos corações e na nossa vida em casal.

Este sentimento de amor e misericórdia de Cristo que perpassou por todos nós, teve um significado ainda mais simbólico, quando no varandim do Seminário contemplámos a estátua de Cristo Rei, que com os seus braços abertos, estava pronto para nos acolher e abraçar.

Entretanto, para que esta atividade se realizasse foi constituída uma Equipa com 6 casais das diferentes Paróquias da nossa Diocese, de entre os quais o Casal Maria João e Manuel Perdigão, como Reitores, tendo como Diretor Espiritual o Padre Miguel Alves.

Neste Mini Cursilho foram abordados diversos temas pelos casais da Equipa, o que possibilitou que todos pudessem refletir e partilhar o que é afinal a vida em casal, tendo sempre presente Cristo Vivo no meio de nós, pois é Ele que nos permite caminhar e ultrapassar obstáculos, enquanto nosso guia e luz, mesmo nos momentos mais difíceis e complexos das nossas vidas.

Nos tempos difíceis que atravessamos sentimos este Mini Cursilho como uma bênção, terminando com a certeza que cada casal pode contagiar o mundo com o seu amor, pois é a base da família, que é a fonte da fraternidade e o fundamento do caminho para a paz.

Façamos este sonho de Deus crescer, tal como nos diz o nosso Papa Francisco: “…para amar é preciso muita paciência… mas neste caminho de uma vida, Jesus, o rosto do amor do Pai, acompanha os esposos. Façamos nosso este sonho de Deus de crescer no amor e apostar no caminho de compromisso do matrimónio e da família …”.

Ana Margarida Pinto e Josef Lopes, casal Cursilhista da Equipa do 42º Mini Cursilho de Casais

17 de Junho de 2022