comprehensive-camels

EMRC: Alunos da Escola Secundária do Pinhal Novo visitam Roma, Vaticano e Castel Gandolfo

20231003-emrc-visita-estudo-pinhal-novo-roma

No âmbito das atividades desenvolvidas pela EMRC na Escola Secundária do Pinhal Novo, entre os dias 20 e 24 de fevereiro, um grupo de 38 alunos e 5 professores, acompanhados pela diretora da escola, em parceria com 6 alunos, 1 professora e 1 Encarregada de Educação da Escola Secundária de Santo André do Barreiro deslocaram-se em visita de estudo a Roma, ao Vaticano e a Castel Gandolfo.

Nas malas levámos a vontade de conhecer e aprofundar os conhecimentos que ao longo dos anos temos vindo a adquirir, boa disposição e muita expectativa. Após uma deslocação a Castel Gandolfo, região vista por muitos historiadores como cidade berço de Roma e que ganhou importância por ali terem nascido Rómulo e Remo, ser local de descanso do imperador Diocleciano (grande perseguidor dos cristãos) e se ter transformado em residência de verão dos papas, explorámos os locais mais emblemáticos de Roma.

Num sem fim de “aulas ao vivo” contactamos com a riqueza histórica da cidade através de visitas às suas conhecidas praças (Piazza de Spagna, Piazza de Santa Maria in Trastevere, Piazza Barberini, Piazza Navona, Piazza de la Rotonda, Piazza Fontana di Trevi, Piazza Campidoglio, Piazza Quirinali e Piazza del Popolo, entre outras) adornadas com as suas maravilhosas fontes e monumentos. O Coliseu, Arco de Trajano, Fórum Romano, Circo Máximo, Galleria Borghese e Monumento a Vitor Emanuel, o Panteão Nacional e as Basílicas de Santa Maria Maior e São João de Latrão (que alberga a Escadas Santa) marcaram pela positiva esta nossa viagem que, não resta dúvida, guardaremos na memória.

Tudo na cidade nos permitiu viajar no tempo. Sentimo-nos em casa ao visitar a Igreja de Santo António dos Portugueses onde fomos acolhidos pelo Monsenhor Agostinho Borges que fez uma contextualização histórica dos portugueses em Roma.

O ponto alto da nossa visita, um dia na cidade do Vaticano. Aqui contemplámos a beleza da Basílica de São Pedro (“coração” do Cristianismo, construída sobre o sepulcro do Apóstolo São Pedro) e os Museus e Jardins do Vaticano cuja visita culminou na tão
conhecida Capela Sistina. Apesar da beleza dos espaços visitados nada se compara ao privilégio de participar na Audiência Papal. Foi com muita emoção que pudemos ver tão perto de nós o Papa Francisco. Ouvir a saudação dirigida aos fiéis de língua portuguesa e receber a sua bênção será algo que não esqueceremos e por isso aqui transcrevemos: “Saúdo os fiéis de língua portuguesa, nomeadamente os peregrinos de Guimarães e os diversos grupos de alunos e professores vindos do Barreiro, Bragança, Carcavelos, Coimbra e Pinhal Novo. Hoje começa o tempo da Quaresma. Enquanto fixamos o olhar em Cristo crucificado convido-vos a rezar por todos aqueles que sofrem as catástrofes naturais ou as guerras. Ajudemo-los também com a nossa esmola e assim seremos causa de consolação e alegria. Deus vos abençoe.”

Regressámos a casa com a vontade de voltar um dia e com a certeza que tudo faremos para nos encontramos em Lisboa com o Papa Francisco. Não resta dúvida que Roma, a “cidade eterna”, a par com a Grécia antiga, é o berço da civilização ocidental. A sua história teve e continuará a ter a capacidade de influenciar qualquer cultura, dela adotamos o conceito de cidadania, justiça e o cristianismo.

Fica dentro de nós enquanto alunos de EMRC as Palavras do Papa Francisco e um início de quaresma completamente diferente, vivida com o coração.

Os Alunos de EMRC da Escola Secundária do Pinhal Novo

Partilhe nas redes sociais!
03 de Março de 2023