comprehensive-camels

Juventude: Jovens de Setúbal participaram na vigília interdiocesana dedicada à JMJ Lisboa 2023

20230325-vigilia-jmj-jeronimos (13)

Os Comités Organizadores Diocesanos (COD’s) de Setúbal, Lisboa e Santarém organizaram uma Vigília JMJ 2023, no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, no dia 25 de março, que mobilizou jovens das três dioceses de acolhimento da próxima Jornada Mundial da Juventude.

“No dia em que a Igreja celebra a Visita do Anjo a Maria, os jovens viveram a graça de se deix06arem visitar pelo Senhor, presente de forma tão real e verdadeira na Hóstia Sagrada, como no ventre de Maria, no dia da Anunciação. Neste caminho de Jornada, que já estamos a percorrer, possa cada um aprender de Maria a responder, sem medo: ‘Eis-me aqui, faça-se em mim’”, disse Ana Lúcia Agostinho, a coordenadora do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal.

A Vigília JMJ foi centrada na exclamação de Maria ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra’, que foi o tema da Jornada Mundial da Juventude Panamá, em 2019. Os jovens das Diocese de Setúbal, Lisboa e Santarém rezaram pela juventude, pela JMJ 2023, pelos seus frutos e pela sua preparação.

“Rezarmos juntos, e unidos às demais dioceses do país, fortalece-nos na comunhão, e permite-nos saborear, desde já, a alegria do encontro e do acolhimento.”, desenvolveu Ana Lúcia Agostinho.

Da Diocese de Setúbal participaram, neste “momento de luz e partilha”, onde viram que “existem mais jovens envolvidos nas Jornadas”, grupos das 7 vigararias – Almada, Barreiro-Moita, Caparica, Montijo, Palmela-Sesimbra, Seixal e Setúbal. Por sua vez, a animação musical foi assegurada pelo Coro Juvenil de Nossa Senhora da Conceição (Setúbal).

“Um momento de oração para neste tempo Quaresmal desejarem que corra tudo bem nas Jornadas e até lá”, acrescentou um dos participantes do Grupo de Jovens Acutis, da Paróquia da Baixa da Banheira, na Vigararia de Barreiro-Moita.

Já para Ana Bento, da Paróquia da Quinta do Conde – Vigararia de Palmela-Sesimbra, “a importância destes convívios é simplesmente incrível”, por isso, “é fácil responder” a uma pergunta sobre a participação nesta vigília jovem.

“Conseguimos entender o ponto de vista de certos personagens bíblicos e ao decorrer destes percebemos como pode ser simples falar com Ele e ver um novo ponto de vista de Maria. Nestas ocasiões aprendemos que nunca estamos sozinhos e existe sempre outros, ao nosso lado, que estão a dirigir-se para o mesmo caminho e é surreal conseguir ver isso com os nossos olhos”, desenvolveu.

 

Foi muito bom ver a quantidade de jovens que encheram a igreja no sábado, tanto quantitativamente mas também qualitativamente com o seu grande entusiasmo e a sua grande vontade de participar nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Para além dos momentos de oração e reflexão tivemos também momentos musicais que permitiram criar uma relação especial entre os jovens proporcionando-lhes um sentimento de que não estamos sós e que percorremos todos o mesmo caminho para a felicidade. Até agosto ainda falta percorrer e fazer muita coisa mas estes momentos entre jovens criam um calor e aumentam o entusiasmo que estes sentem em relação às JMJ.

Desta vigília fica-nos a noite de partilha no espaço centenário que é dedicado a Nossa Senhora, a Padroeira da JMJ, fica também a possibilidade que tivemos para nos reconciliarmos com Deus, através das confissões, a adoração ao Santíssimo, os diversos momentos de reflexão e acima de tudo o reconhecimento por parte das Dioceses de Setúbal, Lisboa e Santarém que nos proporcionam as atividades do sentido 23’, criando uma maior ligação entre os jovens.

Jovens de Cacilhas, Vigararia de Almada

Grupo Carlo Acutis, da Paróquia da Baixa da Banheira (Vigararia de Barreiro-Moita)

Este momento de oração interdiocesano começou com a recitação do Terço, seguindo-se a vigília de Adoração ao Santíssimo, onde os jovens que quiseram também tiveram oportunidade de se confessar, com um dos muitos padres disponíveis para o sacramento da Reconciliação.

“O que mais gostei na Vigília JMJ foi o momento de oração, porque senti-me verdadeiramente conectada com Jesus. E ver aquelas pessoas todas buscando o mesmo propósito, encontrar Jesus, foi divinal. Ouvir todos, em harmonia, pedindo a bênção e proteção de Deus, e a intercessão da virgem Maria para a JMJ, encheu-me o espírito. Ao confessar, senti-me ainda mais acolhida por Jesus, leve e livre de qualquer mácula de pecado, naquele momento! Foi maravilhoso”, recordou outro jovem do grupo da Paróquia da Baixa da Banheira.

Para mim foi uma experiência única ter ido à vigília da JMJ. Estou em Portugal há 6 meses e a maioria das pessoas que encontrei por aqui não tem religião, inclusive nem sabiam do acontecimento da JMJ por aqui.”

Estar em um lugar tão abençoado como o Mosteiro dos Jerónimos deixou meu coração repleto de paz e minha alma na maior alegria em contratar tantas pessoas que acreditam em Deus e que se reuniram para louvar a Deus e interceder por esse acontecimento, que será histórico. Também tive a grata surpresa de confraternizar com meus irmãos da Paróquia São José Operário, pessoas que são abençoadas e me receberam muito bem. Por fim, foi muito especial participar desse pedacinho da JMJ que por aqui já começou, sempre tive o sonho de participar e saber que estamos nesta caminhada me deixou muito emocionada.” Barbara Naliato Gonçalves (Paróquia da Baixa da Banheira)

 

Neste dia 25 de março, a Igreja Católica celebrou a Solenidade da Anunciação do Senhor. Na igreja do Mosteiro dos Jerónimos, a oração interdiocesana foi presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

“Levar Jesus mais com gestos do que com discursos, como fez a Virgem Maria depois da Anunciação, indo ao encontro da prima Isabel. ‘Partir apressadamente’ para acolher os jovens que, em agosto, virão ao seu encontro, preparando-se e preparando um ambiente verdadeiramente acolhedor, para que este encontro seja um ‘dar’ e um ‘receber’, um momento de crescimento na fé e uma verdadeira experiência de fraternidade cristã e de esperança que deixe marca nas suas vidas”, assinalou D. Joaquim Mendes na intervenção aos jovens.

Jovens da Paróquia de São Pedro de Marateca, Vigararia do Montijo

No final da Vigília JMJ havia um chá quente para todos os participantes continuarem a confraternizar, agora, no exterior do Mosteiro dos Jerónimos.

A próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude vai realizar-se em Lisboa, de 1 a 6 de agosto deste ano, e a Diocese de Setúbal é um dos três territórios de acolhimento dos peregrinos, juntamente com Santarém.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo passado pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
06 de Abril de 2023