Juventude/JMJ Lisboa 2023: Comités Organizadores Paroquiais da diocese visitaram sede do Comité Organizador Local

20230406-jmj-visita-cod-cops-ao-col (1)

No passado dia 11 de março, sábado, o Comité Organizador Diocesano (COD) de Setúbal proporcionou aos Comités Organizadores Paroquiais (COPs) da diocese uma visita à sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, no Beato, e ao local que vai receber os atos finais do encontro, no Parque Tejo.

A visita a estes espaços teve como principal objetivo conhecer a dinâmica de trabalho do Comité Organizador Local (COL) e o parque em que vão acontecer os eventos principais da JMJ.

Foi uma oportunidade dos COPs verem de perto toda a estrutura que está montada e para a qual contribuem, na preparação do maior evento de jovens do mundo.

Esta visita está inserida no caminho que tem sido feito, entre o COD de Setúbal e os COPs das paróquias de acolhimento, que mensalmente se reúnem, rumo à JMJ.

Participaram cerca de 35 pessoas, do Comité Organizador Diocesano e dos Comités Organizadores Paroquiais: Anunciada, Baixa da Banheira Charneca da Caparica, Comporta, Cova da Piedade, Marateca, Palhais, Palmela, São José Setúbal, São Sebastião (Setúbal).

“A visita à sede do COL e posterior visita ao local das jornadas contou com a presença de muitos voluntários interessados e prontos a perceber mais sobre a dimensão do evento. Ao longo da manhã, tivemos a oportunidade de explorar as diferentes salas da sede do COL, entendendo mais acerca da logística e do número de pessoas envolvidas nas JMJ. A Patrícia, voluntária disponível para nos guiar pela sede, foi sempre muito prestável durante toda a visita, sempre pronta a responder a todas as questões e explicar além do que era perguntado.

Já no local onde irão decorrer as Jornadas, a Patrícia mostrou-nos os espaços e as ideias programadas para Agosto.

Ao longo da manhã deu para perceber a energia sentida, a motivação de todos e o desejo de que chegue rápido.”

Rita e Joana, COP (Comité Organizador Paroquial) da Charneca da Caparica

A sede do Comité Organizador Local da próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza de 1 a 6 de agosto de 2023, está localizada na Antiga Manutenção Militar de Lisboa, na Rua do Grilo, número 84, no Beato.

A inauguração e bênção da nova sede da JMJ Lisboa foi presidida pelo substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, D. Edgar Peña Parra, no dia 12 de maio de 2022.

As edições internacionais da da Jornada Mundial da Juventude são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, numa cidade durante uma semana.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

06 de Abril de 2023