comprehensive-camels

Juventude: Via Sacra Jovem – “Que a rotina das notícias, das guerras e das catástrofes não nos tornem indiferentes e insensíveis”

20230407-via-sacra-jovem- (11)

No dia 24 de fevereiro, primeira sexta feira da Quaresma de 2023, vários jovens de toda a diocese encontram-se para juntos meditarem e rezarem a Via Sacra. Debaixo de uma noite escura e gelada, com o tema “Hoje, com Maria, no caminho da cruz” percorreram as ruas da Quinta do Conde, lembrando os passos da Paixão de Cristo e a guerra na Ucrânia que começou há, precisamente, um ano atrás. 

Com início no anfiteatro aberto do Parque da Vila, foi lançada uma proposta inicial para que todos os jovens pudessem escrever/partilhar com Jesus as intenções do coração e situações difíceis da sua cruz pessoal. Após este convite, o Administrador Diocesano, Padre José Lobato, procedeu à bênção da réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude, entregue pela primeira vez à Diocese de Setúbal. 

Mais uma vez, vários sacerdotes marcaram presença, disponibilizando-se a confessar os jovens durante o caminho. A animação coral ficou a cargo do Coro Juvenil do Pinhal Novo e as leituras foram conduzidas pela Margarida Matos e pelo Miguel Anacleto. 

 

Em cada uma das 15 estações viveu-se o caminho com Jesus, Maria, Mahsa Amini, Benjamin, o “herói de Sevilha”, Miguel, Augusta, Aleksandra Makoviy e a filha, Adrián, Carlo Acutis, São João Paulo II, Márcia Vieira, idosos negligenciados e sacerdotes perseguidos.

De estação em estação, de estrada em estrada, foram recordadas algumas histórias e notícias que são reais, que são atuais… e que de forma tão concreta interpelam para a reflexão e o discernimento: “Como olho para os que me rodeiam? Com indiferença, ou atenção e caridade? Quantas vidas são afetadas pelas tragédias da humanidade?… Que faço eu?”.

Vários jovens das sete vigararias da Diocese de Setúbal, partilharem entre si o peso da Cruz, fazendo assim memória do peso que Jesus levou sobre Si. Ainda hoje, Jesus carrega sobre Si o peso da Cruz e das dores da humanidade, carrega sobre Si as minhas e as tuas dores. Deus acolhe cada lágrima e abraça cada um com um abraço de Pai.  

O percurso da Via Sacra foi vivido em oração de quem procura, medita e reconhece a presença de Deus. Ao chegar ao fim, já na Igreja de Nossa Senhora da Esperança, convidou-se a que depositassem aos pés da Cruz as intenções escritas no início da oração.  

 

O Departamento de Juventude agradece a todos os que se fizeram presentes neste momento de comunhão diocesana – grupos e movimentos – que na simplicidade e dedicação permitiram que rezássemos. Agradece, igualmente, à paróquia da Quinta do Conde, na pessoa do pároco, Padre Carlos Russo, pela abertura e acolhimento, e também a todas as equipas que se juntaram para organizar o percurso e a logística do encontro.  

Que a rotina das notícias, das guerras e das catástrofes não nos tornem indiferentes e insensíveis. Peçamos ao Senhor a graça da sensibilidade, a graça de chorar pelo outro, e a graça de nos lembrarmos do irmão, que, como Jesus, sofre tantas dores e carrega tantas cruzes. Queiramos ser o Evangelho que proclama Cristo Vivo e presente no meio de nós!

Santo Tríduo Pascal! 

Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal 

Partilhe nas redes sociais!
07 de Abril de 2023