Juventude/Sentido 23: “Caminho da Visitação” é a proposta de maio para preparação da JMJ Lisboa 2023

20231003-juvrntude-sentido-23-maio-caminho-da-visitacao

Ao longo destes anos de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2023, o Departamento da Juventude tem vindo a propor aos jovens da nossa Diocese um caminho intenso e muito belo de Sentido 23. Particularmente neste ano que antecede a JMJ 2023, foi oferecido um itinerário mensal de Sentido 23, com temas, conteúdos e iniciativas diferenciadas. E como “o caminho faz-se caminhando” renovamos o convite aos jovens e comunidades para reforçarem estes momentos de celebração e encontro de irmãos, que nos ajudam a aprofundar a experiência universal da fé que a JMJ nos proporciona.

O Sentido 23 de maio tem uma proposta singular pois desafia a fazer um caminho ao longo de todo o mês de maio.

O Departamento da Juventude convida os jovens, assim como outras pessoas das comunidades que desejem fazer este caminho, ao longo deste mês mariano, a investirem na oração pessoal e comunitária, e no encontro com outros jovens e comunidade.

A proposta apresentada, que poderá ser consultada aqui: Caminho da Visitação – Sentido 23 de Maio, oferece uma reflexão semanal, tendo os domingos como referência para estes momentos pessoais, e dois momentos “comunitários” com uma pequena peregrinação local e um encontro-convívio comunitário. Esta conclusão festiva prende-se com a festa litúrgica da Visitação de Maria à sua prima santa Isabel, que está em sintonia com o tema da JMJ 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

O objetivo desta proposta “alargada” de Sentido 23 é o de nos ajudar a fortalecer o caminho espiritual que este tempo de graça nos apresenta, com especial destaque na pessoa de Maria, e a criar um contexto de unidade no caminho eclesial de que fazemos parte. Estamos todos convidados, quer os jovens e seus grupos, bem como todas as pessoas que estejam dispostas a viver este tempo extraordinário de vitalidade do Espírito Santo.

Avancemos juntos, pela mão de Maria, até à JMJ! Junta-te a nós!

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

06 de Maio de 2023