comprehensive-camels

JMJ Lisboa 2023: Voluntários estão a montar kits da JMJ em Setúbal – «Está nas tuas mãos ajudar»

20230707-kit-jmj-lisboa-2023

Os kits de peregrino e de voluntário da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 estão a ser montados na Diocese de Setúbal, desde o dia 1 de julho, e são necessários mais voluntários, até ao dia 14 de julho.

«Está nas tuas mãos ajudar. A JMJ Lisboa 2023 precisa de ti», é o apelo para todas as pessoas que possam disponibilizar dias inteiros, ou apenas parte do seu tempo, as manhãs ou as tardes, para ajudar na montagem dos kits para os peregrinos e voluntários da Jornada Mundial da Juventude 2023.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 já esteve “assemblagem dos Kits da JMJ LISBOA 2023”, e agradeceu aos voluntários, numa publicação no Instagram: “Deus vos abençoe e proteja sempre e às vossas famílias rumo à JMJ.”

As inscrições podem ser feitas online, através de um formulário – https://forms.office.com/e/0Jbfcz3Hc1 – ou inscrever-se, no próprio dia, no armazém na Zona Industrial de Setúbal. 15 anos é a idade mínima, e o horário de montagem dos kits, até dia 14 de julho, é das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

A Fundação JMJ Lisboa 2023 garante o transporte da Estação de Comboios de Setúbal para o local da montagem dos kits, e o Comité Organizador Local (COL) preparou o local para receber os voluntários.

Foto Instagram D. Américo Aguiar – https://www.instagram.com/p/CuKQFvIMyD-/

O Papa Francisco foi o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ 2023 e foi a primeira pessoa a receber o Kit de Peregrino da Jornada Mundial da Juventude em Portugal. O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, foi recebido em audiência pelo Papa, no dia 22 de junho, e ofereceu o kit.

O COL apresentou os kits, de peregrino e voluntário, no dia 27 de junho, através da rede social Instagram.

Kit do Peregrino

Mochila: A JMJ Lisboa 2023 preparou uma mochila com uma das cores e o logotipo desta Jornada, para transportar aquilo que foi preciso durante a semana, incluindo a garrafa de água nas bolsas exteriores. A mochila pode ser transformada numa pequena bolsa de mão para guardar e transportar mais facilmente;

T-shirt: Vermelha ou verde, estará representado o logotipo da Jornada. O logotipo foi inspirado no tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), tendo a Cruz como elemento central;

Chapéu: Estilo “Panamá”, que vai apresentar o logotipo da JMJ Lisboa 2023;

Terço: Feito em madeira, para rezar com os jovens de todo o mundo;

Fita para pendurar ao pescoço: Com um design moderno, as cores e o logotipo da JMJ Lisboa 2023 nos cinco idiomas oficiais do encontro: português, inglês, francês, espanhol e italiano;

Garrafa de água reutilizável ECO: É uma forma sustentável de consumir água, contribuindo para a preservação do planeta, reduzindo as emissões associadas à produção e ao transporte de garrafas, os resíduos em aterros e as garrafas depositadas no oceano.

Kit do Voluntário

Mochila: os voluntários vão receber uma mochila amarela, com o logotipo da JMJ Lisboa 2023;

T-shirt: Quatro t-shirts, também amarelas, e com a indicação de “voluntário”, um design escolhido para ser mais visível. O design considera também elementos do logotipo da JMJ Lisboa 2023, inspirado no tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), tendo a Cruz como elemento central;

Chapéu: Um chapéu verde do estilo “Panamá”, com o logotipo da JMJ Lisboa 2023;

Terço: Feito em madeira; Os voluntários vão estar ao serviço do maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, mas terão também tempo para rezar com os jovens de todo o mundo;

Fita do pescoço: Uma fita para pendurar ao pescoço com um design moderno, as cores e o logotipo da JMJ Lisboa 2023 nos cinco idiomas oficiais do encontro: português, inglês, francês, espanhol e italiano. Esta fita será para colocar a credencial.

Garrafa de água: Pensando na necessidade de assegurar uma boa hidratação dos voluntários, todos eles vão poder contar com uma garrafa de água reutilizável ECO. A garrafa ECO é uma forma sustentável de consumir água, contribuindo para a preservação do planeta, reduzindo as emissões associadas à produção e ao transporte de garrafas, os resíduos em aterros e as garrafas depositadas no oceano.

 

A organização da JMJ em Portugal destaca que todos os produtos têxteis têm a Certificação OEKO-TEX® Standard 100. Esta garante que não foram utilizadas substâncias ou produtos químicos nocivos no seu fabrico, nem para o ambiente nem para a saúde humana. A certificação é conhecida como ”Confidence in textiles”, Confiança nos têxteis.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas, por todo o mundo.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo passado pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Partilhe nas redes sociais!
07 de Julho de 2023