Setúbal/S. Sebastião: Missa solene de abertura das comemorações dos 470 anos da paróquia (1553-2023)

20231003-missa-comemorativa-470anos-paroquia-sao-sebastiao (9)

De novo se encheu a Igreja de S. Sebastião, desta vez para assistir à missa solene comemorativa dos seus 470 anos.

Deu-se início às comemorações da paróquia, no ano em que faz 470 anos, rumo ao Jubileu 2028, ano em que fará os 475. A Igreja de São Sebastião data de 14 de março de 1553, porquanto merece ser devidamente celebrada, não só pela sua antiguidade ou beleza, mas também pela importância histórica e artística muito relevantes para a cidade de Setúbal.

Assinalou-se a abertura das referidas comemorações com uma missa solene a 18 de junho, domingo, a que presidiu o pároco Casimiro Simão Henriques e concelebrou o Vigário Paroquial, Padre João Rosa.

Em representação da edilidade, estava a Vice-Presidente Dr.ª Carla Guerreiro e o Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Dr. Nuno Costa. Para além das entidades civis, estavam presentes elementos da Comissão do Jubileu, da Comissão Científica e da Comissão de Honra, muitos paroquianos, representantes de instituições da cidade e de várias empresas, muitos Amigos da Paróquia e muitos amigos dos amigos.

Na entrada da igreja estavam dois grandes painéis a assinalar os 470 anos de S. Sebastião (1553-2023), bem como um outro das Jornadas Mundiais da Juventude.

Toda a Eucaristia foi acompanhada por um Coro sob a direção de Sofia Amorim e pelo órgão de tubos com o organista António Laertes. A missa cantada foi a Missa Brevis Sancti Joannis de Deo (Pequena Missa para Órgão) de J. Haydn.

O momento da entrada foi ao som de Jesus Bleibet meine Freude de Bach, mas aqui, com a surpresa e oferta especifica para esta missa, com uma versão portuguesa e inédita de Tiago Marques.

Ao som do órgão e do coro, entraram os jovens na igreja com os símbolos das JMJ, fazendo-se representar numa igreja de quase cinco séculos, os jovens que dentro em breve estarão a participar nas Jornadas.

Começou o Padre Casimiro por agradecer a todos os presentes e dar Graças por estar a participar na Eucaristia de uma igreja com 470 anos, rumo ao Jubileu dos 475, em 2028. Relembrou e fez memória de todos os padres e leigos que ao longo de anos construíram, cuidaram e estiveram ao serviço da igreja, bem como os que no presente o continuam a fazer. No momento da comunhão foi cantado o Ave Verum Corpus de W.A. Mozart e no pós-comunhão, Ave Maria de Schubert.

No final da Eucaristia, os Amigos da Paróquia convidaram todos os presentes a um moscatel de honra. Celebrou-se com um grande bolo alusivo aos 470 anos e um moscatel da Casa Ermelinda Freitas, brinde iniciado pelos Padres Casimiro e João Rosa e a própria Dr.ª Leonor Freitas, com todos à volta para a póstuma fotografia de grupo.

Ficaram já anunciados alguns dos eventos a decorrerem até final do ano e posteriormente, rumo ao ano jubilar dos 475 anos.

Grupo “Amigos da Paróquia de São Sebastião”

12 de Julho de 2023