Cursilhos de Cristandade: “Disponíveis, um para o outro, e para a missão confiada por Deus” – 43º Mini Cursilho de Casais

20230713-mcc-43-mini-cursilho-casais

O 43º Mini Cursilho de casais, realizou-se nos dias 3 e 4 de junho de 2023 no Seminário de Almada, com a participação de onze novos casais e quatro casais que constituíram a equipa.

No decorrer destes dois dias foram abordados temas de fundamental importância da vida do casal na nossa sociedade: o relacionamento do casal com os outros; o relacionamento do casal e Deus; como agir como casal perante as adversidades da vida.

A abordagem destes temas e a forma como este cursilho foi dirigido possibilitou que todos pudessem refletir e partilhar o que é, afinal, a vida em casal, nunca esquecendo a presença de Cristo Vivo, pois sem Ele não é possível caminhar e ultrapassar obstáculos, enquanto nosso guia e luz, mesmo nos momentos mais difíceis e complexos das nossas vidas.

Como casal participante temos a referir que foi uma experiência muito enriquecedora, onde foi possível através da troca de experiências vividas em casal, adquirir ferramentas que podem ser utilizadas na nossa vida familiar, no trabalho ou em qualquer meio ambiente onde estejamos inseridos.

Nos tempos difíceis que atravessamos, em que cada vez mais o casal quase não tem tempo um para o outro, é de extrema importância este tipo de iniciativas, em que percebemos que é fundamental parar, conversar, analisar os pontos de vista um do outro e saber ouvir.

Ao estarmos disponíveis um para o outro, estaremos muito mais disponíveis para os que nos rodeiam e assim, certamente, estaremos mais disponíveis para cumprir a missão que nos foi confiada por Deus e sermos instrumentos da sua Fé.

Como costumamos dizer “está tudo previsto”. Sentimos que este Mini Cursilho foi uma bênção. Como casal, com todas as ferramentas e pistas que nos foram lançadas ao longo destes dois dias, conseguimos ultrapassar algumas adversidades que se vinham a manifestar há algum tempo e que até então ainda não tínhamos conseguido ultrapassar.

Terminámos este Mini Cursilho com a certeza de que cada casal, sendo a base da família, é um dos caminhos para o amor e paz.

Cremilde e Paulo Maia, Paróquia do Divino Espírito Santo (Montijo)

13 de Julho de 2023