Setúbal/Cultura: Serenata de Coimbra na Igreja de São Sebastião

20231003-sao-sebatiao-serenata-de-coimbra (1)

No passado dia 1 de Julho, decorreu em S. Sebastião uma Serenata de Coimbra, primeiro evento após a abertura das comemorações dos 470 anos da paróquia, rumo ao Jubileu dos 475 anos em 2028.

No início, o Padre Casimiro Henriques deu as boas vindas e agradeceu a todos os presentes e entidades, estando, como vem sendo habitual, representantes de instituições, bem como muitos paroquianos, amigos e setubalenses em geral. E claro, agradeceu o apoio dos artistas de Coimbra e Setúbal que tornam possível esta Serenata.

Os Amigos da Paróquia agradeceram a todos que de novo se encontravam na Igreja de S. Sebastião, e que é assim que se vai fazendo caminho e conseguindo já bastante avanço no restauro e intervenção da bela igreja de S. Sebastião. Mas isso só se consegue, porque desde o início, nunca é demais agradecer, se tem podido contar, com os amigos, com a Junta de Freguesia de São Sebastião, com algum apoio do Município, com o Synapsis, Lions, Rotários, Arrábida Legend, Auchan, Makro, Secil, Etermar e Mesquita Pires. E claro, agradeceu o apoio e generosidade dos artistas que tem sido imenso e é o caso destes grandes músicos, que com grande prontidão logo aceitaram o desafio.

Sempre a criar e a reinventar atividades, resolveu-se desta vez recorrer à canção de Coimbra e desde logo agradeceram ao amigo Manuel Guerra Henriques por toda a interligação que fez junto dos dois grupos, Coimbra no Sado e Raízes de Coimbra, sendo uma honra para São Sebastião, Coimbra vir até cá.

A Serenata desdobrou-se em duas partes, reunindo sete vozes e sete instrumentos que cantaram e tocaram baladas de Coimbra de José Afonso, Carlos Paredes, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Alegre, Fernando Machado Soares e outros tantos. No final da atuação do Grupo Raízes de Coimbra, cantaram e tocaram juntamente com o Grupo Coimbra no Sado e com toda a igreja em uníssono, a balada da Despedida.  Na segunda parte, entoaram as vozes de António Almeida, Vítor Magarreiro, Carlos Jesus e Manuel Guerra Henriques, tendo este último maravilhado todos com a interpretação de “Tenho barcos, tenho remos” numa sua adaptação e arranjo propositado para a Serenata de Coimbra em S. Sebastião.

No final do concerto deu-se uma ovação enorme de todos os presentes, pela excelência de serenata que a todos maravilhou. Os Amigos da Paróquia assinalaram esse momento com uma oferta, serigrafias de uma pintura de Luís Dias com a igreja e garrafas de moscatel da Casa Ermelinda Freitas com rótulos do cartaz dos 470 anos de S. Sebastião.

Por último, convidaram todos a estar dia 3 de setembro na inauguração de uma exposição “A Espiritualidade da Arrábida “no MAEDS, com a organização dos APSS.

Grupo “Amigos da Paróquia de São Sebastião”

13 de Julho de 2023